Cabelo: pare a queda

Temos sempre alguns cabelos a cair para dar lugar aos vão nascer. Mas quando a queda ultrapassa o razoável há que tomar medidas rapidamente.

Isabel Vidal
24/11/2016 16:53

Ver o cabelo a cair pode ser traumatizante. Sabemos que é mesmo assim, que ele funciona por ciclos sucessivos (com fases de crescimento, repouso e queda), que é normal perdermos até 100 fios por dia... mas a visão da escova cheia de cabelos é sempre bastante aterradora.

Os seres humanos não têm ‘mudas’ completas de pelo: em cada momento da nossa vida há sempre cabelos em todas as fases no couro cabeludo. E também não há uma única causa para a queda passageira (que é onde a cosmética pode dar uma ajuda, já que as alopécias acentuadas precisam de tratamento médico).

Essa variedade de causas, (desequilíbrios hormonais, doença, falta de nutrientes por má alimentação, poluição, stresse... ), dificulta a formulação dos produtos que têm de garantir uma ação a vários níveis para ter alguma eficácia:
- estimular a microcirculação
- reequilibrar o ambiente que rodeia o bolbo
- fornecer nutrientes que ajudem o cabelo a crescer saudável e uma boa dose de antioxidantes.

A ideia não é só que os cabelos se mantenham mais tempo na cabeça antes de cair mas também que os que vão nascer a seguir venham cheios de vigor, espessos e brilhantes. Nesse sentido os antiqueda são uma boa solução e funcionam, desde que usados durante 3 meses. E seja paciente em relação aos resultados: a melhoria da qualidade do cabelo só se vai notar alguns meses mais tarde.

Veja acima as nossas sugestões de produtos que ajudam a prevenir e controlar a queda pontual.

iStock-153690390.jpg

egorr

Não se preocupe se...
... nota mais cabelos na escova ou no ralo da banheira quando os lava ou penteia, mas não se soltam em demasia quando passa as mãos pelo cabelo: o mais certo é que seja uma queda passageira, sazonal ou reacional (causada por stresse, uma alimentação deficiente, gravidez ou um período com a saúde mais em baixo). Pode durar dois ou três meses mas depois diminui.
... a maioria dos cabelos caídos vem sem a raiz (uma gotinha transparente numa das pontas): isso significa que apenas estão frágeis e se partem.

_iStock_63084059_XXXLARGE.jpg

fusaromike

Consulte um médico se...
• A queda continua ao mesmo ritmo passados dois ou três meses, sem sinais de abrandar:pode ser sinal de distúrbios hormonais.

• A queda é muito acentuada e/ou com peladas: se tem zonas onde já não há cabelo, ou os fios se acumulam na almofada e se soltam facilmente quando passa as mãos pelo cabelo, trata-se de uma situação de alopécia que deve ser vista por um médico o quanto antes.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

cada vez mais, ACTIVA!

Assinaturas

A sua revista com ofertas e descontos até 55%

Mobile

No seu telemóvel ou tablet, todos os dias

Facebook

Twitter