Como preparar sobremesas saudáveis

Longe vão os tempos em que se afirmava que as sobremesas doces eram verdadeiros “pecados”. As sobremesas também podem fazer parte de uma alimentação saudável, desde que se tomem algumas medidas e se consumam com moderação.

Helena Cid, Nutricionista
06/06/2012 12:58
144207849.jpg

Actualmente, o grande desafio é criar receitas saudáveis e simultaneamente saborosas. Comece por reduzir gradualmente a quantidade de açúcar das suas receitas e verá que, mesmo assim, ainda continuam doces. Se decidir usar edulcorantes em substituição do açúcar, tenha em conta que a equivalência dos edulcorantes em relação ao açúcar.

Sempre que possível escolha receitas que possa utilizar fruta fresca. Ocasionalmente pode usar fruta enlatada, mas em calda natural. Se recorrer a fruta cristalizada, demolhe-a para retirar o excesso de açúcar.

Além disso, reduza a quantidade de gorduras de algumas receitas e opte por gorduras mais saudáveis. Prefira as de origem vegetal (margarinas/cremes vegetais para culinária) em detrimento das gorduras saturadas de origem animal (manteiga). Tente também substituir as natas por iogurte natural magro ou queijo magro batido. E experimente trocar parte da farinha por farinha integral, desta forma contabiliza mais fibras nas suas sobremesas.

Os gelados podem ser exemplo de uma sobremesa alternativa. Os gelados são uma verdadeira tentação e são também um bom exemplo de alimentos que têm vindo a tornarem-se nutricionalmente mais saudáveis e equilibrados. Na verdade, podemos dividir os gelados por várias categorias, de acordo com o ingrediente base que entra na composição. Assim sendo, podemos encontrar gelados de leite, os de nata, os de fruta, feitos à base de água e ainda os sorvetes. O seu valor nutricional já levou a Dra. Ursula Schwab, nutricionista clínica da Universidade de Kuopio, Finlândia, a afirmar: "os gelados podem facilmente fazer parte de uma alimentação equilibrada, se forem usados em substituição de outras sobremesas com alto teor enérgico e baixo valor nutricional".

Importante não esquecer, em todas as escolhas alimentares é necessário ter bom senso e moderação na quantidade ingerida. Adopte um estilo de vida saudável, seja mais activo e pratique exercício físico regular.

Palavras-chave

Artigos Relacionados

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

As Nossas Escolhas

cada vez mais, ACTIVA!

Assinaturas

A sua revista com ofertas e descontos até 55%

Mobile

No seu telemóvel ou tablet, todos os dias

Facebook

Twitter