170181620.jpg

Getty Images/iStockphoto

Uma pele perfeita, elástica e sem rugas é o sonho da maioria, se não de todas, das mulheres que persistem na esperança de que os avanços científicos fabriquem o derradeiro elixir da juventude. Quem não gostaria de poder avançar nos anos mantendo o viço e o brilho característicos dos 20?

A idade até pode ser sinónimo de sabedoria, concedemos, mas uma pele enrugada continua a ser encarada como algo imperfeito. Se bem que o Homem já tenha ido à Lua, continua sem criar uma poção mágica que evite o aparecimento das rugas. O envelhecimento é inevitável, mas é possível tentar retardá-lo. E nesta batalha a principal arma é a alimentação.

O GENE DA QUESTÃO

Uma compleição mais ou menos jovem e com mais ou menos rugas é, à partida, sobretudo uma questão genética. O tipo de pele e a estrutura óssea são características herdadas e dificilmente modificáveis. Apesar disso, uma alimentação deficiente pode provocar carências que se irão reflectir na epiderme, assim como uma exposição excessiva e descuidada ao sol ou ao vento são factores que aceleram o envelhecimento. Adoptar uma dieta rica em determinados nutrientes irá fornecer à pele os elementos de que esta necessita para se regenerar de forma mais eficaz e se proteger das ameaças exteriores. No fundo, é uma questão de maximizar o seu capital genético.

MISSÃO: PELE SAUDÁVEL

Encha o frigorífico com os alimentos certos e prepare-se para começar a rejuvenescer a partir de dentro. A influência da alimentação na aparência está longe de ser novidade nos dias que correm. “Os radicais livres e o stresse oxidativo são factores determinantes no processo de envelhecimento e no desenvolvimento de muitas doenças degenerativas associadas à idade”, explica a nutricionista Rita Fonseca e Silva, da Clínica Harmonia. O que se tenta fazer com a alimentação é atrasar o processo de oxidação celular. O segredo está em ingerir alimentos antioxidantes “através de uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes e cereais integrais, fornecendo ao nosso organismo nutrientes importantíssimos, como minerais, vitaminas e fitoquímicos (compostos das plantas), que actuam combatendo os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce”. É que se estes influenciam o funcionamento dos nossos órgãos, é natural que afectem desde logo o maior e o mais vulnerável de todos: a epiderme. As pessoas que se alimentam melhor, além de terem mais saúde, tenderão assim a ter peles mais bonitas. 

Vários estudos têm confirmado estas teorias. Investigadores da Uni-versidade de Monash, na Austrália, por exemplo, analisaram o tipo de ali-mentação de 400 pessoas com mais de 70 anos, residentes na Austrália, Grécia e Suécia, e concluíram que as que faziam uma alimentação saudável (com vegetais, frutas, legumes, gorduras monoinsaturadas, grãos, chá e água) tinham não só um peso mais equilibrado como uma pele mais firme e lisa do que as adeptas de gorduras, lacticínios, carnes vermelhas, manteiga, batatas e açúcar refinado. 

O QUE PODE FAZER

Com base em estudos deste tipo, foram formuladas inúmeras dietas por diversos especialistas. Uma das mais populares foi a divulgada pelo dermatologista americano Nicholas Perricone no livro ‘The Wrinkle Cure’ (‘Fim das Rugas’, na edição brasileira), em 2000, e que as estrelas de Hollywood ajudaram a popularizar. Na primeira versão, a dieta consistia na ingestão, durante três dias, de grandes quantidades de salmão, uma vez que este peixe (como a anchova e a sardinha) é rico em DMAE, o nome pelo qual a substância dimetilaminoetanol é conhecida e que tem, segundo aquele médico, efeitos espectaculares sobre as rugas. Mais recentemente, no livro ‘The Perricone Prescription’ (‘Rejuvenescimento Total’, na edição brasileira), o especialista diversificou a receita, incluindo exercícios, cremes anti-envelhecimento e suplementos alimentares, numa dieta que em 28 dias (o tempo do ciclo de renovação da pele) promete resultados visíveis.

A teoria deste dermatologista é que o processo de envelhecimento resulta de sucessivas inflamações nas células, provocadas por diversas substâncias tóxicas, sendo a principal o açúcar, e que uma alimentação rica em proteínas magras, verduras cruas, legumes, grãos e fruta atrasa este processo. Mais adiante poderá ver um exemplo de uma dieta baseada neste programa. Mas, independentemente de a seguir ou não, há  coisas simples que pode fazer desde já. Siga os nossos conselhos.

Aposte nas proteínas magras. Diga adeus às carnes vermelhas e prefira carnes magras, como frango e peru (sem pele), e peixes como salmão, cavalinha, atum, sardinha, truta, tainha, bacalhau, cação, linguado e pescada branca. Além de terem poucas calorias, são ricos em ómega3. Consuma-os cozidos, grelhados ou assados em pouca gordura.

Opte por vegetais ricos em vitaminas. Brócolos, couve-de-bruxelas, couve-flor, cenoura, abóbora, espinafres, tomate, alho, cebola, aipo, alface, pimentão vermelho, feijão, espargos, abacates, cogumelos, abóboras, beringelas, couve, gengibre fresco e pepino são apenas alguns exemplos de vegetais cheios de vitaminas. Devem ser consumidos preferencialmente crus, ou então cozidos em pouca água ou no vapor.

Escolha frutas com poucas calorias. O consumo de fruta deve ser variado. “Apesar de toda a fruta conter açúcar sob a forma de frutose, cada tipo possui vitaminas específicas, sendo todas elas fundamentais na prática de uma alimentação equilibrada”, aconselha a nutricionista Rita Fonseca e Silva.

“Maçãs, pêras, laranjas limões, quivis, ameixas, melões e pêssegos têm, no entanto, um índice glicémico mais baixo, ou seja, o açúcar nelas contido é metabolizado de forma mais lenta, não provocando subidas súbitas de açúcar no sangue.” Prefira-as cruas e com casca e evite os sumos de fruta, que, pelo contrário, têm um índice glicémico alto e provocam uma subida repentina da glicose no sangue.

Prefira os grãos integrais. Aveia, cevada, feijões, lentilhas e soja são fonte de fibras. Consuma-os cozidos ou levemente tostados na frigideira.

Ingira muitos, muitos líquidos. A água deve ser ingerida em grandes quantidades, num mínimo de dois litros por dia, assim como o chá verde e as infusões, sempre sem açúcar. Quanto mais água ingerir mais hidratação assegura a partir de dentro e mais facilmente desintoxica o organismo de impurezas.

Tempere com ervas e especiarias aromáticas. Manjericão, erva-doce, hortelã, tomilho, açafrão, canela, colorau, louro… Sempre que possível, use ervas frescas, e só em último caso as versões desidratadas.

Cozinhe com gorduras mais saudáveis. Elimine os óleos alimentares da cozinha e passe a usar apenas azeite virgem nos cozinhados e temperos.

Renda-se aos fitoquímicos. Estas substâncias são produzidas naturalmente pelas plantas, para as proteger contra o meio ambiente. “Não sendo vitaminas nem minerais, não são essenciais à sobrevivência, mas contribuem para a nossa saúde, nomeadamente na prevenção de doenças graves, como as cardiovasculares ou o cancro”, esclarece Rita Fonseca e Silva.

Procure-os nas frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas, amoras, morangos, framboesas, legumes coloridos, sementes de soja, vinho tinto, cacau e chá verde.

Há substâncias que são especialmente importantes para a pele. Dizemos-lhe quais.

VITAMINA A. Essencial na formação e protecção dos tecidos e com efeito antioxidante. Está presente na gema de ovo, fígado e batata-doce.

VITAMINAS B. Importantes na manutenção da saúde da pele, unhas e cabelos, mucosas e sistema nervoso em geral. Estão presentes nos cereais integrais, gérmen de trigo, nozes e levedura de cerveja.

VITAMINA C. Previne a destruição das células por acção dos raios ultravioletas e ajuda a preservar a estrutura dos fibroblastos (fibras entrelaçadas da musculatura facial). Está presente nas frutas cítricas,  morangos, cerejas e tomate.

VITAMINA E. Antioxidante, previne a destruição celular por via dos radicais livres. A sua acção é potenciada se ingerida com selénio. Está presente no gérmen de trigo, espargos e castanhas.

SELÉNIO. Ajuda a pele a proteger-se e a manter-se firme. Está presente na carne, no fígado e nos grãos integrais.

MAGNÉSIO. Actua na formação das proteínas e ajuda a evitar o relaxamento dos músculos.

BETACAROTENO. É uma substância precursora da vitamina A, essencial na formação e recuperação dos tecidos, encontrada nas cenouras, abóbora e vegetais de folha verde-escura.

ZINCO. Ajuda a combater os radicais livres. Está presente nas algas, ostras, leite e farelo de trigo.

LICOPENO. Fitoquímico com propriedades antioxidantes que actua na cicatrização. Está presente no tomate,  morangos e melancia.

POLIFENÓIS. Fitoquímicos que evitam a formação de radicais livres e protegem os vasos sanguíneos, presentes nas uvas, vinho tinto, chá verde e ameixas.

ÓMEGA 3. Previne doenças cardiovasculares, protege a epiderme dos raios solares e tem influência na manutenção de um pH equilibrado. Está presente nos peixes gordos, no azeite e nos frutos secos.

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Mello, Espírito Santo e Champalimaud. O Estado Novo e as grandes fortunas

Mello, Espírito Santo e Champalimaud. O Estado Novo e as grandes fortunas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Samsung Galaxy Ring vai chegar em oito tamanhos

Samsung Galaxy Ring vai chegar em oito tamanhos

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

25 concertos para cantar Abril

25 concertos para cantar Abril

Em “Cacau”: Cacau dá à luz em casa e troca juras de amor com Marco

Em “Cacau”: Cacau dá à luz em casa e troca juras de amor com Marco

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Baixa procura leva Apple a reduzir produção dos Vision Pro

Baixa procura leva Apple a reduzir produção dos Vision Pro

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Em “Cacau”: Tiago descobre onde está Cacau e agride Marco

Em “Cacau”: Tiago descobre onde está Cacau e agride Marco

Vamos falar de castas?

Vamos falar de castas?

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Baga Friends lançam-se no espumante

Baga Friends lançam-se no espumante

Rir é com ela!

Rir é com ela!

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Os melhores momentos do casamento de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Os melhores momentos do casamento de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

25 imagens icónicas do momento que mudou o País

25 imagens icónicas do momento que mudou o País

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Conheça as vencedoras dos Prémios Activa Mulheres Inspiradoras

Conheça as vencedoras dos Prémios Activa Mulheres Inspiradoras

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra "seis prioridades para próximos 60 dias"

Caras conhecidas atentas a tendências

Caras conhecidas atentas a tendências

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites