RTR2JL46 (1).jpg

REUTERS

Pernas pesadas, TPM, ossos fracos, anemia… Muitas das nossas mazelas podiam ser facilmente eliminadas se comessemos mais alimentos amigos das mulheres. Eles estão aí, à nossa vista. Só falta experimentar.

Os nossos melhores amigos podem estar no prato. Eles são:

1 – Pão integral

Para quê: Acalma a ansiedade e pode ser particularmente benéfico nos dias antes do período.

Pode juntar: Uma colher de sopa de azeite, que ajuda a aliviar a tensão. Não temos muito o hábito de juntar azeite ao pão, mas experimente substituir a manteiga.

O que esquecer: Manteiga, doces com muito açúcar, cremes para barrar cheios de gordura, queijos gordos. Depois dizemos que o pão engorda… O que engorda é o que lá pomos dentro. E habitue-se a ler os rótulos. O pão embalado está cheio de aditivos, açúcares, gorduras e conservantes. Se puder, prefira o pão fresco.

Como comê-lo: Os hidratos de carbono são necessários, mas não exagere. Se comer pão às refeições, esqueça o arroz e a massa a acompanhar.

2 – Kiwi

Para quê: Aumentar as nossas defesas e dar-nos a nossa ração diária de vitamina C. Devia ser obrigatório para quem vive em ambientes poluídos, para quem faz exercício, para quem tem profissões de stresse, para quem toma a pílula, e acima de tudo para as fumadoras, porque o tabaco leva-nos preciosas quantidades de vitamina C. A maioria de nós não as repõe. Resultado: andamos de mau humor o dia todo, com uma pele terrível e um cabeço baço.

Pode juntar: Há muita gente que precisa de um suplemento de vitamina C e não o toma: informe-se com o seu médico.

O que esquecer: Não o leve cortadinho numa caixa para o trabalho. Parece boa ideia mas quando for comê-lo já lá não há quase nenhuma vitamina C.

Como comê-lo: Como é preciso descascá-lo, o melhor é comê-lo logo de manhã em jejum, assim que se levanta. Tente torná-lo um hábito.

3 – Salmão

Para quê: Os peixes gordos como o salmão, a sardinha ou o atum são uma boa fonte de ácidos gordos ómega 3, que nos protegem o coração e as artérias e nos ajudam a pensar melhor.

Pode juntar: 2 colheres de sopa por dia de levedura de cerveja, que é rica em vitamina B.

O que esquecer: A variante em fumado. É preferível comprá-lo fresco e cozinhá-lo ao vapor, com ervas.

Como comê-lo: Pode comê-lo três vezes por semana. É fácil de encontrar nos hipermercados, mas não tem de comer a posta inteira, que geralmente é grande. Reserve a outra metade para outra refeição.

4 – Fígado

Para quê: Repor as reservas de ferro, vitamina B12 e B9, que ajudam a regenerar os tecidos celulares. A deficiência em ferro é geralmente a mais comum nas mulheres, e pode levar a anemia, cansaço e falta de ar. Curiosamente, estudos da Fundação Britânica de Nutrição indicam que o consumo de ferro tem diminuído nos últimos tempos. Uma das razões é óbvia: comemos menos carne (com todas as vantagens que isso traz) e esquecemo-nos de repor o ferro de outras maneiras. Outra menos óbvia é: comemos menos. Pois é: comemos comidas mais calóricas, mas pelos vistos não estamos a comer aquilo de que precisamos…

Pode juntar: Para não abusar do fígado, outras fontes de ferro são vegetais de folha verde, como agrião, cereais fortificados, ovos, feijões e nozes.

O que esquecer: Para uma aproveitamento óptimo do ferro, não junte produtos lácteos nem acompanhe a refeição com chá ou café. Algumas substâncias como o cálcio (presente no leite) ou os taninos (no café e chá) podem dificultar a absorção do ferro.

Como comê-lo: Pode acompanhar com um copo de sumo de laranja, já que a vitamina C favorece a absorção do ferro.

5 – Queijo seco

Para quê: o queijo seco ou curado é o que possui mais cálcio. O fantasma da osteoporose ainda não assusta as mulheres como deveria: pensamos que é genético e que não há nada a fazer. Pois há: com ou sem osteoporose, precisamos de cálcio, e não é quando ela aparece que vamos começar a fazer prevenção.

Pode juntar: Exercício de impacto, como corrida ou caminhada, e musculação, para fixar o cálcio que comeu. Umas perninhas de palito podem ser lindas aos 20 anos, mas o que nos vai aguentar na velhice são os ossos e os músculos, e não é na velhice que eles se criam: nunca se esqueça disto. Preocupamo-nos tanto com a celulite que temos quando deviamos era estar a preocupar-nos com o músculo que não temos e as reservas de cálcio que também não temos.

O que esquecer: Abusos. O queijo é rico em proteínas mas também tem gordura. Bastam duas fatias ao pequeno-almoço.

Como comê-lo: Não se esqueça de compensar: se beber leite com cereais integrais, por exemplo, os cereais levam-lhe o cálcio todo. Compense com outros alimentos.

6 – Alperces

Para quê: Além de combater a carência de ferro, a vitamina B presente nos alperces facilita o transporte de oxigénio entre as células, e a vitamina E é um anti-oxidante, protegendo a pele.

Pode juntar: Uma fonte de gordura, que potencia a fixação da vitamina A. Uma combinação ideal é por exemplo alperces com iogurte.

O que esquecer: As grandes quantidades. Coma apenas alguns de cada vez, porque os alperces secos são muito calóricos.

Como comê-los: São muito fáceis de transportar. Antes de fazer exercício, junte 4 bolachas Maria e 4 alperces e fica com uma boa alternativa às barritas energéticas.

7 – Soja

Para quê: São uma excelente fonte de proteína vegetal com todos os aminoácidos essenciais, e ajudam a não abusar da carne. São uma boa fonte de cálcio, ferro, zinco, magnésioVitamina B, ómega 3 e fibra: exactamente as maiores carências femininas.

Pode juntar: Pode cozinhá-la como se fosse carne e juntar o que lhe apetecer.

O que esquecer: A soja tem muitos benefícios mas há algumas pessoas alérgicas. Se for o seu caso, não insista. O corpo tem sempre razão.

Como comê-la. Em granulado, torrõs, rebentos, leite ou iogurte. Uma boa ideia é substituir as natas normais por natas de soja, que não têm colesterol. Mas como em tudo, não abuse.

8 – Brócolos

Para quê: É um dos maiores amigos de todas as mulheres, e é espantoso como a maioria de nós foge dele. Todos os vegetais são benéficos, mas os bróculos são os reis do reino verde: sozinhos, têm incontáveis minerais e vitaminas. Uma chávena de brócolos tem quase o dobro de vitamina C de uma laranja… e apenas 40 calorias. Também tem vitamina A, potásio, e ferro. E sabia que é uma das principais fontes de cálcio?

Pode juntar: Tudo o que quiser. Além de decorativos, os brócolos são muito versáteis e fáceis de preparar.

O que esquecer: os brócolos não têm contra-indicações, mas não se esqueça de comer também espinafres, cenoura, couve-flor, ervilhas e tomate.

Como comê-los: Como todos os vegetais, contém exofre, cujo cheiro pode enjoar algumas pessoas. Solução: coma-os mornos. Não os coza em muita água até ficarem desfeitos: quando deitar fora a água da cozedura, também está a deitar fora grande parte dos seus nutrientes e vitaminas, que são hidrosolúveis. Prefira-os cozinhados ao vapor ou em pouca água.

9 – Ameixas secas

Para quê: Se se lembrar dos pequenos-almoços de hotel (ou enfim, daqueles hotéis onde não querem que nos falte nada) há-de se lembrar que as ameixas estão sempre lá. E não é só porque são bonitas: as ameixas fazem muito pelo bom funcionamento dos nossos intestinos, e quase nunca pensamos como isso é importante. Além do potássio, que é diurético, contêm fibra.

Pode juntar: Outras frutas, verduas e pão integral. Não se esqueça de ir bebendo água. Também pode juntar água e beber a calda que fica.

O que esquecer: o saco inteira. Coma com parcimónia.

Como comê-las: De preferência ao pequeno-almoço. Finja que está num hotel.

10 – Uvas

Para quê: As uvas pretas são ricas em bioflavonoides, que favorecem a circulação, são anti-oxidantes, diuréticas e combatem o processo do envelhecimento. Resultado: melhor circulação, pernas mais leves, pele mais bonita.

Pode juntar. O vinho tinto tem as mesmas propriedades, mas não é conveniente beber mais de um copo por dia, principalmente as pessoas com enxaquecas sensíveis aos polifenóis e taninos.

O que esquecer: As uvas também têm muito açúcar. Sim, é frutose, mas engorda na mesma quando consumido em excesso. Mas não deixe que isso a afaste dos seus muitos benefícios.

Como comê-las: Com casca e grainhas, porque é aí que se encontram as suas propriedades anti-fúngicas. Também ajudam a regular o trânsito intestinal.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Conta-me como foi o 25 de abril

Conta-me como foi o 25 de abril

Na CARAS desta semana, o casamento de sonho de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Na CARAS desta semana, o casamento de sonho de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Carla Andrino e o marido brilham no casamento de Dânia Neto

Carla Andrino e o marido brilham no casamento de Dânia Neto

Quem vai estar abrangido pela descida de escalões do IRS

Quem vai estar abrangido pela descida de escalões do IRS

Dânia Neto abre o álbum de casamento:

Dânia Neto abre o álbum de casamento: "Bolha de amor"

Razer Kishi Ultra: O comando para jogar onde quiser

Razer Kishi Ultra: O comando para jogar onde quiser

Exercício físico capaz de reduzir risco de doenças cardiovasculares através da diminuição dos sinais de stress no cérebro. Os resultados de um um grande novo estudo

Exercício físico capaz de reduzir risco de doenças cardiovasculares através da diminuição dos sinais de stress no cérebro. Os resultados de um um grande novo estudo

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

Celebridades vestem-se a rigor para o desfile pré-outono 2024 da Dior, em Nova Iorque

Celebridades vestem-se a rigor para o desfile pré-outono 2024 da Dior, em Nova Iorque

Portugal visto pelos estrangeiros

Portugal visto pelos estrangeiros

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Conheça a razão porque Letizia esteve sempre sentada na sessão de cumprimentos

Conheça a razão porque Letizia esteve sempre sentada na sessão de cumprimentos

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

ULS precisam de meios para contratar psicólogos face à

ULS precisam de meios para contratar psicólogos face à "enorme carência"

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

"Quis Saber Quem Sou": Um coro de intervenção para ouvir em Lisboa

Tesla despede mais de 14 mil trabalhadores

Tesla despede mais de 14 mil trabalhadores

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

11 ideias para fazer neste fim de semana, em Lisboa e Almada

11 ideias para fazer neste fim de semana, em Lisboa e Almada

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Princesa Amalia elege sofisticado

Princesa Amalia elege sofisticado "look" no adeus aos reis de Espanha

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

No primeiro dia de visita aos Países Baixos, Letizia surpreende com ombros nus e saia prateada

No primeiro dia de visita aos Países Baixos, Letizia surpreende com ombros nus e saia prateada

Recorde alguns dos melhores 'looks' de Anya Taylor-Joy

Recorde alguns dos melhores 'looks' de Anya Taylor-Joy

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

VISÃO Se7e: Celebrar Abril, em casa e na rua

VISÃO Se7e: Celebrar Abril, em casa e na rua

JL 1396

JL 1396

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Extraterrestres podem ser roxos e não verdes

Extraterrestres podem ser roxos e não verdes

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

As Revoluções Francesas na VISÃO História

As Revoluções Francesas na VISÃO História

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

Já nasceu o filho de Idevor Mendonça: as primeiras imagens do bebé

Já nasceu o filho de Idevor Mendonça: as primeiras imagens do bebé

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

"Um momento poderoso e triste". A melhor foto do ano e as outras imagens vencedoras do World Press Photo

Empregos rotineiros aumentam risco de demência. O que diz um novo estudo

Empregos rotineiros aumentam risco de demência. O que diz um novo estudo

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites