139970731.jpg

Se nos últimos tempos tem a sensação que o cancro é cada vez mais comum, levando inclusivamente a mortes mais precoces, saiba que isso não é fruto de atenção selectiva, muito menos da sua imaginação.

As doenças oncológicas duplicaram nos últimos trinta anos do século vinte e estima-se que tripliquem até 2030, atingindo cerca de 15 milhões de pessoas.

Claro que o aumento da esperança média de vida contribui para estes números, já que há mais tempo para um cancro se desenvolver, sobretudo aqueles que têm maior incidência na velhice, como o da próstata. Mas a principal causa não é esta, até porque os cancros afectam cada vez mais pessoas jovens. “Não é por acaso que antigamente fazíamos os primeiros rastreios do cancro da mama aos 45 e agora estamos a fazer aos 40. A tendência é para fazê-lo cada vez mais cedo, porque começam a aparecer muitas mulheres na casa dos 20 com cancros destes”, revela o oncologista José Manuel Silva Couto, do IPO de Coimbra.

Também não podemos apontar o dedo aos factores genéticos, que, segundo o coordenador da Unidade de Oncologia da Cuf Descobertas João Paulo Fernandes, estão na origem de apenas 10% dos casos de cancro. Restam os factores ambientais, que aparecem cada vez mais como os verdadeiros culpados. Se é assim, o que é que andamos a fazer de errado?

Uma doença dos tempos modernos

Há um cancro adormecido em todos nós. É assim que o médico David Servan-Schreiber começa o livro que se converteu em best-seller e onde conta a sua própria história, desde que descobriu que tinha um tumor cerebral (‘Anti-Cancro – Um novo estilo de vida’, Caderno Editora). Ao mesmo tempo que usava a medicina convencional para curar o seu tumor, David Servan-Schreiber procurava respostas em todos os ramos da ciência para os mistérios do funcionamento do sistema imunitário, nomeadamente as razões da sua debilidade nos tempos modernos.

Encontrou três factores-chave que desenvolve no livro: a alimentação, as toxinas ambientais e os factores psicológicos.

Não são propriamente novidade, mas o certo é que, apesar de os oncologistas referirem o estilo de vida e a alimentação como elementos importantes na prevenção do cancro, fazem-no de uma forma genérica. “Evitar o tabaco e o excesso de álcool, fazer uma alimentação mediterrânica e exercício físico regularmente.” Não há nada parecido com um aconselhamento nutricional anticancro para os doentes oncológicos.

A falta de estudos conclusivos, feitos em larga escala com humanos, relativamente ao poder anticancerígeno dos alimentos é uma das razões apontadas. Talvez porque são caros e suportar investigações sobre as virtudes dos brócolos não traga uma recompensa financeira directa aos financiadores farmacêuticos habituais, sugere Servan-Schreiber. Quanto às toxinas ambientais – os milhares de químicos com que convivemos desde a industrialização -, o seu efeito é cumulativo e pode surgir décadas depois, o que torna difícil estabelecer a relação causa-efeito. Apesar disso, alguns estudos começam a fornecer pistas sobre o caminho a seguir que não devíamos ignorar

Comer para prevenir

A epidemia de cancro, como lhe chama Schreiber, começou depois da Segunda Guerra Mundial, quando se deram alterações cruciais nos processos agrícolas, nomeadamente com a exposição a um grande número de químicos que não existiam até então.

O processamento industrial dos alimentos e a utilização em massa do açúcar refinado alterou por completo os hábitos alimentares, favorecendo o aparecimento do cancro. Assegura que alimentarmo-nos melhor, reduzindo o açúcar, por exemplo, pode fazer a diferença. A falta de provas conclusivas leva a maioria dos médicos a considerar este tipo de aconselhamento especulativo. Como Nuno Costa, oncologista da Novartis Oncology, que assegura não haver estudos credíveis que o justifiquem. Muito menos relativamente ao açúcar. “No cancro são conhecidas algumas vias que envolvem a ‘desregulação’ dos açúcares.

Aceita-se que a obesidade contribui para o risco de cancro da mama, por exemplo, porque está demonstrado que é nas células adiposas que a ‘gordura’ é transformada em estrogénios que, quando em excesso, podem facilitar (mas não causar) o aparecimento do cancro da mama hormonodependente. Mas nem todos dependem desta via metabólica para aparecer. Nem está provado que a redução do açúcar tenha efeitos na prevenção do cancro”, diz.

 

Os conselhos de Schreiber, para prevenir o cancro são:

• Elimine o açúcar e farinhas refinadas. Em 1830 comíamos cerca de 5kg de açúcar por ano. Em finais do século XX já estávamos nos 70kg/ano. Schreiber aconselha uma redução drástica destes açúcares como forma de dificultar o aparecimento de cancro.

• Evite comer doces entre as refeições. Bolos, bolachas e refrigerantes são alguns alimentos com elevado índice glicémico, que provocam picos de insulina, fazendo subir rapidamente os níveis de açúcar no sangue. Isto acontece sobretudo se consumidos fora das refeições.

• Prefira arroz e pão integrais e consuma mais legumes e leguminosas (feijão, ervilhas, lentilhas) de índice glicémico mais baixo.

• Reduza os lacticínios e a carne de animais alimentados com ração. O nosso equilíbrio fisiológico depende muito do equilíbrio entre os ómega 6 e ómega 3 – e, portanto, da alimentação, já que o corpo humano não é capaz de produzi-los. Este equilíbrio alterou-se nos últimos 50 anos, quando passámos a alimentar o gado com milho, trigo e soja – muito ricos em ómega 6, mas pobres em ómega 3 – em vez de pasto, diz Schreiber. Acontece que este excesso de ómega 6 estimula os processos inflamatórios do organismo que, por sua vez, favorecem o aparecimento de alguns cancros, nomeadamente os relacionados com processos inflamatórios crónicos, como o do colo do útero, estômago, cólon e fígado. Basicamente, “as células cancerosas alastram segregando substâncias que criam uma inflamação local que estimula ainda mais o seu crescimento”.

Ao contrário do que acontece nas infecções normais, em que a produção de substâncias inflamatórias pára quando o tecido está reparado, no cancro, esta produção é contínua, acabando por bloquear o funcionamento do sistema imunitário. Podemos ajudar o organismo, promovendo o equilíbrio entre ómega 6 e 3, o que passa por limitar carne e lacticínios de animais alimentados com ração de milho, trigo e soja e aumentar as fontes de ómega 3, como peixes gordos (salmão, sardinhas, anchovas, cavala), abacate e nozes

Combater a poluição invisível

Lidamos todos os dias com uma quantidade gigantesca de químicos inexistentes há um par de décadas. Basta ver que a produção anual de químicos sintéticos aumentou de um milhão de toneladas em 1930 para 200 milhões actualmente. Muitos são disruptores endócrinos, isto é, têm o condão de imitar as hormonas, um problema quando se sabe que há muitos cancros hormonodependentes. E estão em todo o lado: herbicidas, pesticidas, plásticos, e até nos produtos domésticos e de beleza. Não podemos evitá-los a todos, mas por isso mesmo é cada vez mais importante assumir responsabilidade pelo que consumimos, saber de onde vem, o que contém, aprender a ler os rótulos. A boa notícia é que, mesmo com químicos, um sistema imunitário forte consegue neutralizar os maiores perigos.

Um duelo com o sistema imunitário

O organismo produz constantemente células defeituosas, e este é o ponto de partida dos tumores, mas também está equipado com um mecanismo que detecta e controla essas células, impedindo-as de se multiplicarem: o nosso sistema imunitário. Se uma em cada quatro pessoas morre de cancro, três não chegam a desenvolvê-lo graças à actuação das suas defesas naturais.

Um bom exemplo é a comparação da taxa de cancro da próstata no Ocidente e no Oriente. É muito menor no Oriente, no entanto, a próstata dos asiáticos que morrem antes dos 50 de outras causas revela a mesma quantidade de microtumores pré-cancerosos dos ocidentais, o que parece indicar que algo no seu estilo de vida evitou esse desenvolvimento. Por outro lado, a taxa de cancro dos japoneses que vêm viver para o Ocidente torna-se igual na segunda geração, o que leva a crer que há algo no nosso estilo de vida que enfraquece as nossas defesas.

Os tumores agressivos que deixam de evoluir sem explicação aparente continuam a espantar os cientistas. “O corpo consegue agrupar as defesas e neutralizar o avanço do cancro”, explica o oncologista José Manuel Couto. Parece que qualquer factor pode ser crucial na promoção de um tumor. Neste duelo vence o mais forte. “O problema é que temos cada vez mais factores perturbadores do nosso sistema imunitário.”

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Rainha Maxima adiciona aranhas ao seu visual

Rainha Maxima adiciona aranhas ao seu visual

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Israel lançou um programa de reconhecimento facial na Faixa de Gaza

Israel lançou um programa de reconhecimento facial na Faixa de Gaza

IPMA prevê no continente chuva, trovoada e neve nas terras altas até à Páscoa

IPMA prevê no continente chuva, trovoada e neve nas terras altas até à Páscoa

Mais de 20% das empresas acha que preconceitos da IA são entrave. IBM quer resolver o problema

Mais de 20% das empresas acha que preconceitos da IA são entrave. IBM quer resolver o problema

A importância das plataformas na escolha de um carro elétrico

A importância das plataformas na escolha de um carro elétrico

Vamos tomar um chá?

Vamos tomar um chá?

VOLT Live: apresentação da equipa de rali PRIO - Exame Informática - Peugeot

VOLT Live: apresentação da equipa de rali PRIO - Exame Informática - Peugeot

Maria Botelho Moniz está de parabéns! 40 anos em 40 fotos

Maria Botelho Moniz está de parabéns! 40 anos em 40 fotos

Diretor executivo do SNS desvaloriza críticas do PSD às unidades locais de saúde

Diretor executivo do SNS desvaloriza críticas do PSD às unidades locais de saúde

TAP regista lucro histórico de 177 milhões no ano mais longo da sua vida

TAP regista lucro histórico de 177 milhões no ano mais longo da sua vida

JL 1394

JL 1394

Conheça os encontros literários com Charlotte Casiraghi

Conheça os encontros literários com Charlotte Casiraghi

Página ilustrada: o mundo a cores de Ana Seixas

Página ilustrada: o mundo a cores de Ana Seixas

As figuras da PRIMA 23

As figuras da PRIMA 23

Os melhores momentos do Baile da Rosa

Os melhores momentos do Baile da Rosa

Deixa-te inspirar pela natureza em 3,2,1…

Deixa-te inspirar pela natureza em 3,2,1…

Em “Cacau”: Cacau escapa à morte e fica amnésica

Em “Cacau”: Cacau escapa à morte e fica amnésica

Bárbara Guimarães: Apresentadora homenageia a avó, que morreu este mês

Bárbara Guimarães: Apresentadora homenageia a avó, que morreu este mês

IPMA espera neve na Madeira na Páscoa devido à depressão Nelson

IPMA espera neve na Madeira na Páscoa devido à depressão Nelson

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Os Sete Maridos de Evelyn Hugo’

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Os Sete Maridos de Evelyn Hugo’

Especialistas vão começar a desenhar recomendações para a 'long covid'

Especialistas vão começar a desenhar recomendações para a 'long covid'

5 marcas portuguesas e bonitas - dos básicos às peças especiais

5 marcas portuguesas e bonitas - dos básicos às peças especiais

Com falta de ideias para a sua sala?

Com falta de ideias para a sua sala?

Hella Jongerius cede ao Vitra Design Museum o seu vasto arquivo

Hella Jongerius cede ao Vitra Design Museum o seu vasto arquivo

A próxima missão para a Inteligência Artificial? Fazer cerveja

A próxima missão para a Inteligência Artificial? Fazer cerveja

A cultura é alimento. Joana Ribeiro na capa da PRIMA

A cultura é alimento. Joana Ribeiro na capa da PRIMA

11 ideias para celebrar o Dia Mundial do Teatro

11 ideias para celebrar o Dia Mundial do Teatro

Há novas imagens do casamento de Bruna Gomes e Bernardo Sousa

Há novas imagens do casamento de Bruna Gomes e Bernardo Sousa

“Dizer que somos a primeira geração de mulheres a trabalhar é uma grande treta”

“Dizer que somos a primeira geração de mulheres a trabalhar é uma grande treta”

VOLT Live: apresentação da equipa de rali PRIO - Exame Informática - Peugeot

VOLT Live: apresentação da equipa de rali PRIO - Exame Informática - Peugeot

BMW Vision Neue Klasse X: Conheça o SUV futurista 100% elétrico

BMW Vision Neue Klasse X: Conheça o SUV futurista 100% elétrico

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1621

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1621

Ano de 2023 foi o segundo mais quente de sempre em Portugal

Ano de 2023 foi o segundo mais quente de sempre em Portugal

As Revoluções Francesas na VISÃO História

As Revoluções Francesas na VISÃO História

Coelhinho guardador de doces

Coelhinho guardador de doces

Medina deixa Finanças com maior excedente da democracia portuguesa

Medina deixa Finanças com maior excedente da democracia portuguesa

Páscoa: 5 receitas para o almoço de domingo, por Marlene Vieira

Páscoa: 5 receitas para o almoço de domingo, por Marlene Vieira

Artur Jorge: o exercício físico da poesia

Artur Jorge: o exercício físico da poesia

As memórias de Manuel Alegre

As memórias de Manuel Alegre

Victoria Guerra: “Estes últimos dois meses foram perfeitos para mim”

Victoria Guerra: “Estes últimos dois meses foram perfeitos para mim”

Ministério da Saúde abre 322 vagas para fixar médicos em zonas carenciadas

Ministério da Saúde abre 322 vagas para fixar médicos em zonas carenciadas

Das bombas de 75 a

Das bombas de 75 a "vice" do Parlamento? Quem é e como pensa Diogo Pacheco de Amorim

Baltimore: Especialista explica porque é que a estrutura da ponte colapsou por inteiro

Baltimore: Especialista explica porque é que a estrutura da ponte colapsou por inteiro

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites