depressão.JPG

Não é novidade: a depressão é uma das pragas da sociedade ocidental no séc. XXI. “Embora tenha uma componente genética e biológica, também tem muito de psicossocial e o stresse é um dos maiores fatores desencadeantes”, observa a psicoterapeuta Margarida Casimiro. 

E Portugal é um país deprimido. A crise não ajuda a compor o ramalhete, mas mesmo assim o Estudo Nacional de Saúde Mental, feito em 2010, concluiu que 7,9% dos portugueses sofrem ou sofreram de perturbações depressivas, números que estão acima da média europeia. Não admira que o consumo de antidepressivos aumente: 15% dos inquiridos neste estudo tinha tomado um antidepressivo nos 12 meses anteriores. Até maio deste ano, o número de embalagens vendidas aumentou 6,3%, para 2,9 milhões.

“E a juntar aos antidepressivos há a considerar ainda o consumo de ansiolíticos e estabilizadores de humor, também usados para o tratamento desta doença”, lembra Margarida Casimiro. “Este tipo de fármaco é fundamental no tratamento da depressão, mas é importante que, paralelamente, exista um acompanhamento psicoterapêutico. Com o aparecimento do Prozac, nos anos 80, foi possível tratar a depressão com grandes ganhos, mas também grandes exageros. Comercialmente, resultou muito bem vender a pílula da felicidade. Passou a poder tratar-se esta doença sem os efeitos secundários que os antidepressivos anteriores traziam, como o grande aumento de peso, problemas cardiovasculares daí resultantes, letargia, quebra de libido. Mas até que ponto isto é tratar a verdadeira causa da depressão e não é varrer os problemas para baixo do tapete? O comprimido é excelente para esconder o sintoma, mas o sintoma fala e, se o calarmos, ficamos sem saber o que causou a depressão e como a tratar.”

O que deveria ser um período limitado de toma acaba, em muitas situações, por se arrastar no tempo, indefinidamente. Por isso, procurar alternativas ao medicamento, em termos de terapia e estilos de vida, torna-se cada vez mais relevante e urgente. Margarida Casimiro fala-nos de alguns.

DANÇATERAPIA E OUTRAS TERAPIAS EXPRESSIVAS

Se usamos o corpo como veículo dos nossos pensamentos e emoções, o caminho também pode ser feito em sentido inverso: os nossos movimentos podem transformar a nossa mente. “São técnicas muito úteis para pacientes que se identifiquem com a área das artes. A dança é organizada em contexto terapêutico, sem uma intencionalidade estética ou coreográfica, numa proposta de movimento criativo e livre onde projetamos e libertamos emoções, promovemos a interação e a comunicação, aumentamos a autoestima, estimulamos a criatividade, relaxando física e mentalmente. Sendo feita em grupo, é uma terapia individual, já que cada movimento é adequado a cada pessoa. Pode não curar a depressão, mas pode ser uma ajuda valiosa na redução dos níveis de ansiedade, melhoria da autoestima, da vitalidade e predisposição para a ação.”

Outra terapia expressiva com bons resultados é a moldagem. “O facto da pessoa poder moldar em barro, gesso ou outro material, essa relação física é muito útil para pacientes que tiveram más experiências com o toque (vítimas de abusos físicos ou sexuais, por exemplo), ajudando-os a transformá-lo em algo positivo e construtivo.”

PSICODRAMA

Esta técnica de terapia em grupo procura a resolução de conflitos, pessoais e interpessoais, através da sua representação por parte dos membros de um grupo terapêutico. É sempre orientado por um terapeuta. Muito útil para treinar competências como a assertividade ou liderança, é usado em variados casos, desde pessoas que têm dificuldade com a exposição em público até pessoas com depressão, que procuram entender ou resolver conflitos familiares, divórcios, experiências de abuso. “São sessões muito intensas. O fundamental é treinar papéis diferentes e gerir competências dentro desses papéis diferentes. É importante desmistificar a ideia de que não se utiliza esta terapia em psicopatologias. Não é para tratar a patologia, e sim para dar ferramentas ao paciente, treinar a sua inserção na sociedade. A pessoa precisa de perceber onde termina e começa o seu papel na sociedade.”

HIPNOSE CLÍNICA

Esta técnica recorre ao relaxamento para induzir a um estado momentaneamente alterado da consciência. “É uma técnica muito útil no tratamento de alguns sintomas associados a esta doença, sobretudo os mais incapacitantes, como ansiedade e fobias. Quando a pessoa está num estado de consciência momentaneamente alterado, desliga-se das resistências e preocupações normais. Assim, consegue-se chegar aos verdadeiros motivos que estiveram na origem da depressão, tornando possível ‘reprogramar-se’ e alterar os padrões de comportamento que poderão ter levado a essa situação. Na Universidade da Madeira, a professora Carmo Aragão realizou um trabalho muito interessante com estudantes universitários, em que utilizou a hipnose na redução da ansiedade associada aos exames. Teve resultados muito positivos na redução deste sintoma e conseguiu um melhor desempenho entre os alunos.”

TÉCNICA E.M.D.R.

É uma técnica recente, criada nos anos 80, e as iniciais significam Eye Movement Desensitization and Reprocessing (Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento Ocular). Parte do princípio de que todos os transtornos mentais são resultantes de um evento traumático do passado mas que esta memória pode ser transformada de forma rápida. “Esta técnica também promove um estado alterado de consciência momentânea, não estamos num estado de vigilância total. Através da estimulação por movimentos oculares – passar os dedos à frente dos olhos do paciente mas também às variantes, como tocar com os dedos nos joelhos ou ombros – aciona-se o mecanismo fisiológico que vai ativar o sistema de processamento de informação no cérebro. A ideia, aqui, é pegar num apontamento disfuncional do passado e reprocessá-lo, transformando-o em algo que pode ser útil. É uma técnica rápida, que pode ser aplicada em poucas sessões (uma média de seis, mas depende do caso).” É indicada sobretudo para transtornos de ansiedade e stresse pós-traumático e é completamente compatível com outras psicoterapias.

FITOTERAPIA E SUPLEMENTOS NATURAIS

“O hipericão funciona muito bem em casos de depressão. Existe ainda um suplemento natural, conhecido como 5HTP (hidroxitriptofano), que ajuda a normalizar a serotonina.” Tanto um como outro não devem ser tomados se está a ser medicada com antidepressivos. Este último ajuda sobretudo em casos de depressão, ansiedade e insónia, atuando positivamente na regulação do humor. “Existem suplementos de melatonina que ajudam a regular os ciclos de sono. É o que pilotos e pessoal de voo tomam para combater o jet lag. E uma boa higiene do sono é essencial para combater a depressão.” A melatonina, que é naturalmente produzida pelo nosso organismo, tem, entre outras funções, a de equilibrar as horas de sono e de vigília.”

MEDITAÇÃO E EXERCÍCIOS DE RELAXAMENTO

Os benefícios da meditação em casos de depressão estão sobejamente estudados. Em 2010, dois estudos das Universidades Charles Drew, de Los Angeles, e do Havai, mostravam que  os praticantes de meditação transcendental reduziam substancialmente sintomas de depressão, quando comparados com os resultados dos grupos de controle. O treino de nos abstrairmos dos pensamentos, sobretudo dos negativos, que é necessário a esta técnica, acaba por induzir os seus seguidores a um estado de maior paz e relaxamento interior e é uma forma eficaz de combater a ansiedade. “Fazer meditação é um bom investimento para a saúde”, diz Margarida Casimiro.

Mas os exercícios de relaxamento também são uma ferramenta importante para reduzir a ansiedade. “Adequamos o guião dos exercícios de relaxamento à vida da pessoa. Se ela gosta de ar livre, pode imaginar que passeia numa praia, numa montanha, num balão de ar quente… É um ‘faz de conta’ em que integramos elementos que fazem parte daquilo que ela gosta, locais ou situações onde se sinta segura, confortável e divertida. A meditação não tem de ser por supressão absoluta de estímulos; pode ser dinâmica – podemos até fazê-la andando numa sala, enquanto ouvimos música.”

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Apple compra startup francesa especializada em Inteligência Artificial e visão de máquina

Apple compra startup francesa especializada em Inteligência Artificial e visão de máquina

Os melhores momentos do casamento de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Os melhores momentos do casamento de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Semana em destaque: Musk volta a gritar

Semana em destaque: Musk volta a gritar "Carro autónomo", mas poucos acreditam

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Zendaya surpreende com visual ousado

Zendaya surpreende com visual ousado

Morreu o jornalista Pedro Cruz

Morreu o jornalista Pedro Cruz

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

JL 1396

JL 1396

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Dânia Neto abre o álbum de casamento:

Dânia Neto abre o álbum de casamento: "Bolha de amor"

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

Sebastião Bugalho é o cabeça de lista da AD às europeias

Sebastião Bugalho é o cabeça de lista da AD às europeias

Os melhores momentos da festa dos 50 anos da Victoria Beckam, que abandonou às cavalitas de David Bckham

Os melhores momentos da festa dos 50 anos da Victoria Beckam, que abandonou às cavalitas de David Bckham

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Revelado o destino de lua-de-mel de Dânia Neto

Revelado o destino de lua-de-mel de Dânia Neto

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

Xiaomi Watch S3 em análise: Companheiro de pulso

Xiaomi Watch S3 em análise: Companheiro de pulso

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Rir é com ela!

Rir é com ela!

Antù: Um lugar aberto a várias artes no Porto

Antù: Um lugar aberto a várias artes no Porto

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Vamos falar de castas?

Vamos falar de castas?

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Nasceu a filha de Sofia Arruda

Nasceu a filha de Sofia Arruda

Caras conhecidas atentas a tendências

Caras conhecidas atentas a tendências

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Samsung Galaxy Ring vai chegar em oito tamanhos

Samsung Galaxy Ring vai chegar em oito tamanhos

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

NASA aprova missão de 3,55 mil milhões de dólares a lua de Saturno Titan

NASA aprova missão de 3,55 mil milhões de dólares a lua de Saturno Titan

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites