activa

Perfil

Blogs

Marisa Valadas do Blog Sweet My Kitchen: "sempre me lembro de gostar de comida"

Quisemos saber um pouco mais sobre a autora de um dos blogs mais saborosos que por ai andam: falamos do Sweet My Kitchen, onde encontra desde receitas indianas ao melhor da nossa gastronomia. E a 'culpada' é a blogger Marisa Valadas.

1. Que papel teve afinal o seu marido na criação do Sweet My Kitchen?

O meu marido foi a primeira pessoa que achou que devia criar um blog e partilhar as minhas experiências culinárias com outras pessoas. Além disso, tem sido sempre o meu maior apoiante, dá-me várias sugestões sobre pratos que gostaria que eu fizesse e é a minha principal "cobaia".

2. De onde vem o gosto pela culinária? Com que idade começou a mexer nos tachos?

Vem da minha avó e da minha mãe, sem dúvida! Passar horas à mesa, partilhar o que cozinhamos com os outros, acreditar que a comida não é só uma necessidade, mas uma forma de demonstrar afecto e que alguém é especial quando cozinhamos para ela. Sempre me lembro de gostar de comida, de ajudar a minha avó e a minha mãe com pequenas tarefas como arranjar os legumes ou a fruta, mas só mais tarde quando eu e o meu marido fomos viver juntos é que comecei a cozinhar a sério... E depois, como me aborrecia facilmente de comer sempre os mesmos pratos passei a inventar as minhas próprias receitas.

3. Não gosta de fazer sobremesas… Pode revelar-nos porquê?

Eu gosto de fazer sobremesas, faço é poucas vezes! Sempre me senti mais atraída por pratos salgados, mas de tempos a tempos quando faço uma sobremesa tento fazer algo sempre diferente e interessante como um crème brulée de especiarias, um arroz doce indiano ou um bolo de requeijão e amêndoa.

4. Adepta de Robot de cozinha ou gosta mesmo é do tradicional fogão?

Sou adepta dos 2 métodos, tudo depende da receita! Ter um robot de cozinha facilita imenso confeccionar algumas coisas como gelados, compotas, massas de pizza e quebrada, pão, caipirinhas, béchamel ou até mesmo algumas sobremesas como leite-creme; mas depois existem receitas que não dispenso fazer no fogão, simplesmente porque acho que o resultado é muito melhor, desde salteados no wok, as receitas indianas que tanto adoro, chilli e a maior parte dos pratos de cozinha portuguesa.

5. Cozinhar ou degustar – são prazeres complementares ou antagónicos?

Para mim, são complementares! Eu adoro cozinhar e ter convidados cá em casa ou levar algo feito por mim para casa de amigos e familiares e, que se deliciem com as minhas receitas, mas também gosto de vez em quando de ter uma noite de folga e puder apreciar uma refeição fora de casa, que até me pode inspirar.

6. É muito crítica quando vai comer fora?

Penso que é normal que quando se aprecia e reconhece boa comida uma pessoa se torne mais exigente e crítica, mas também acho que é importante ser justa e compreender que quem está a trabalhar num restaurante tem dias menos bons e que nem sempre as coisas correm bem, e acima de tudo fazer uma crítica construtiva.

7. Quando está a cozinhar, por onde anda a sua cabeça?

Quando estou a cozinhar penso se a receita vai corresponder ao que idealizei, como posso melhorar adicionado outro tipo de ingredientes, qual vai a reacção de quem a vai provar e às vezes, até me ponho a imaginar se aquele caril ou chilli com carne que estou a fazer terá alguma semelhança com a receita do país de origem.

8. Para onde deseja que o seu blog caminhe no futuro?

O blog foi criado quase como brincadeira e talvez por isso nunca tenha pensado muito sobre o assunto, acho que há coisas que se tiverem de acontecer surgirão naturalmente... Mas gostava de publicar um livro com algumas das minhas receitas preferidas ou quem sabe escrever para algum jornal ou revista.

Conheça o Sweet My Kitchen aqui

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!