activa

Perfil

Celebridades

Lena Dunham fez uma histerectomia total para acabar com as dores da endometriose

A autora e estrela da série 'Girls' pensa na adoção para vir a ser mãe.

Activa.pt

Amanda Edwards

Aos 31 anos, a atriz Lena Dunham revelou que fez uma histerectomia total - a remoção cirúrgica do útero e do colo do útero - numa tentativa de pôr fim às dores crónicas provocadas pela endometriose. A decisão foi tomada depois tentar, sem sucesso, outros tratamentos.

A endometriose é uma doença que se caracteriza pelo crescimento das placas de tecido endometrial, que normalmente só se encontra no revestimento interno uterino (endométrio), fora do útero, ou seja, em outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexiga.

"Além da endometriose, tenho hemorragia reversa, ou seja, o meu período caía ao contrário e o meu estômago ficou cheio de sangue", explicou à 'Vogue'. "O meu ovário instalou-se nos nervos sacrais das costas, que nos permitem caminhar" , escreveu a atriz, que foi internada três vezes em 2016 devido à doença.

Dunham disse ainda que, por causa da sua idade, teve de convencer os médicos de que realmente queria avançar com a operação e, consequentemente, acabar com as chances de dar à luz. Agora, considera novas possibilidades para tornar-se mãe.

"A adoção é uma verdade emocionante que perseguirei com todas as minhas forças".

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!