activa

Perfil

Celebridades

Porque é que os membros da realeza têm uma ordem específica para entrar em eventos?

Dependendo da formalidade da ocasião, a ordem também será diferente.

Activa.pt

via Instagram theroyalfamily

No passado dia 5 de março, o palácio de Buckingham foi palco de um evento em que não faltaram figuras proeminentes da família real. Celebravam-se os 50 anos da investidura do príncipe Carlos como príncipe de Gales

Tudo parecia normal, até que um fã da realeza, identificado nas redes sociais como gertsroyals, reparou que a rainha, Carlos, Camilla, bem como os duques de Sussex e de Cambridge, não entraram no local segundo a ordem de precedência real. Mas, afinal, quais as regras oficiais de entrada em eventos.

via Instagram theroyalfamily

Nem todas as ocasiões implicam que haja uma ordem de entrada específica. Marlene Koenig, historiadora real, revelou ao BAZAAR: "Uma verdadeira ordem de precedência apenas acontece em eventos de Estado e diplomáticos". Nos casos de outras festividades, as regras não são tão formais.

No caso de dia 5, foi correto Carlos entrar ao lado da rainha, "Esta foi uma receção matinal que homenageou o príncipe de Gales, portanto fez sentido que este entrasse junto à mãe, tendo os duques de Cambridge e de Sussex atrás".

via Instagram theroyalfamily

Koenig acrescentou ainda, "Acredito que a princesa Ana entrou separadamente e se juntou aos convidados. Quando estavam a entrar, uma funcionária levou os duques de Sussex para a receção, deixando os de Cambridge seguir Camilla, que ia atrás da rainha, e ver a exibição. O Harry não precisava de parar e olhar para tal, porque é o William que será Príncipe de Gales um dia".

Noutros eventos, como é o caso de casamentos ou serviços, a rainha não deve ser a primeira. Pelo contrário. "Se houvesse um casamento ou serviço de Ação de Graças, seria a última a chegar", antes da noiva, no primeiro caso. No casamento de Harry e Meghan, após a chegada de Isabel II, ainda chegaram as damas de honor e meninos das alianças, que acompanharam a duquesa ao altar.

via Instagram theroyalfamily

"Quando o evento é formal, um jantar de Estado, assistir a Ballet, uma receção ou casamento, normalmente, os membros da realeza são os últimos a chegar", remata Koenig. Contudo, nesses casos, a rainha "lidera" o grupo, ao entrar em primeiro lugar. "Todos os convidados estão nos respetivos lugares, antes de os membros reais chegarem. A rainha entra primeiro, seguida dos restantes membros reais", remata a especialista.