activa

Perfil

Estilo de Vida

Godelieve Meersschaert

Psicóloga, fundadora da Associação Cultural Moinho da Juventude

ACTIVA

Godelieve Meersschaert

Godelieve Meersschaert

Activa

Defensora dos direitos da comunidade onde a Associação está inserida, o Bairro da Cova da Moura, o trabalho de Godelieve ajudou a um melhor reconhecimento das capacidades individuais das minorias étnicas no campo profissional e intelectual, ou seja, empowerment comunitário.

Os jovens e adultos ficam mais confiantes das potencialidades que possuem e dos objectivos que podem atingir consoante as suas capacidades. Daí que todos os moradoras do Bairro do Alto da Cova da Moura beneficiem com a sua acção. Natural da Bélgica, mas de nacionalidade portuguesa, Godelieve é psicóloga e trabalha há 20 anos no Ministério das Finanças, em Lisboa. Em 1982 comprou uma casa a um cabo-verdiano na Cova da Moura e, com a ajuda dos amigos e vizinhos, começou a construir um grande empreendimento, que é hoje uma das associações culturais mais reconhecidas do País.

O Presidente da República condecorou-a no Dia da Mulher. Foi a partir da sua casa que a Associação foi tomando forma e ganhando sentido. "No início havia 3000 pessoas no Bairro, hoje há mais de 6000", e toda a comunidade beneficia da instituição que Lieve fez nascer e que hoje emprega 70 pessoas. As actividades da Associação desenvolvem-se a nível social, cultural e económico, e nas mesmas estão envolvidas crianças, jovens e adultos.

A creche A Árvore e a Creche Familiar dão resposta a mais de 100 crianças, entre os três meses e os três anos. O jardim-de-infância acompanha 65 crianças e no ATL mais de 75 miúdos têm actividades de tempos livres, apoio aos trabalhos escolares, colónias de férias e formação em áreas como artesanato, teatro e informática. No núcleo desportivo participam 400 jovens, nas modalidades de futebol, futsal, basquetebol, ginástica e dança africana.

Clique para subscrever a NEWSLETTER ACTIVA.pt!

Siga-nos no Twitter