activa

Perfil

Estilo de Vida

Madalena Teixeira Duarte

Engenheira agrónoma, presidente da Ajuda de Mãe

ACTIVA

Madalena Teixeira Duarte

Madalena Teixeira Duarte

Activa

É a alma da Ajuda de Mãe. Nada se decide, faz ou imagina sem a sua colaboração, apoio e iniciativa. Apesar dos seus oito filhos e da casa própria que tem de cuidar, dedica-se permanente e diariamente à instituição e a todas as mães que dela dependem. Com a sua ajuda e força de vontade, mesmo quando a sociedade e as instituições públicas não apoiam, a Ajuda de Mãe tem conseguido continuar o seu trabalho e crescer à medida das necessidades que continuamente surgem.

Criada há 14 anos, a Ajuda de Mãe é uma instituição privada de solidariedade social sem fins lucrativos. Apoia mulheres de todas as idades, que têm dificuldade em ter o seu bebé. "Essa dificuldade pode ser emocional e não só: os problemas económicos, de habitação, a falta de competência profissional, o abandono e a agressão também pesam na decisão destas mulheres", afirma a presidente da instituição.

Madalena considera o seu trabalho voluntário, mas não deixa de ser um trabalho. "Um trabalho muito compensador. Tenho consciência de que sou uma privilegiada, porque não preciso de ser remunerada por este trabalho e posso garantir que tenho aprendido muito na Ajuda de Mãe com estas mães. Também considero esta experiência um projecto familiar, porque toda a minha família está envolvida nisto. Os meus filhos vêm às festas e são voluntários quando é preciso.

Sempre que lhes peço, ou quando eles percebem que é preciso, vêm cá." Depois de ter dado apoio a cerca de 1000 mães no ano passado e de ter visto nascer sensivelmente igual número de bebés, a instituição zela ainda pelo controlo das vacinas e pelo acompanhamento médico dos recém-nascidos.

Clique para subscrever a NEWSLETTER ACTIVA.pt!

Siga-nos no Twitter