activa

Perfil

Estilo de Vida

Maria de Lourdes Levy

Professora catedrática, presidente do Conselho Científi co da Escola Superior de Educação João de Deus

ACTIVA

Maria de Lourdes Levy

Maria de Lourdes Levy

Activa

A decana da pediatria portuguesa orgulha-se dos seus 50 anos de trabalho activo dividido entre a carreira hospitalar e a carreira docente. "Apesar de apreciar o contacto com as crianças, gostei muito de ter sido professora", sublinha.

Jubilada desde 1991, a médica foi condecorada com a medalha de prata por serviços distintos do Ministério da Saúde, agraciada, em 1992, pelo Presidente da República, como grande oficial da Ordem de Mérito e recebeu a medalha de Mérito da Ordem dos Médicos durante o XI Congresso Nacional de Medicina, em 2003. Nos últimos 25 anos tem vindo a alertar para o problema das crianças maltratadas. "Por essa altura estava a formar-se o IAC (Instituto de Apoio à Criança) e juntámo-nos de imediato em inúmeras iniciativas", recorda Maria de Lourdes Levy, uma das sócias fundadoras da instituição presidida por Manuela Eanes.

Antes já tinha sido criado o Grupo de Trabalho HUSAC (Humanização dos Serviços de Atendimento à Criança). "Reunimos as pessoas dos hospitais mais importantes para estudar a humanização", informa. No ano passado desenvolveu com o seu grupo de trabalho um estudo para avaliar o acolhimento das crianças nos hospitais.

No IAC faz parte de uma comissão coordenadora do sector Humanização dos Serviços de Atendimento à Criança e desenvolve acções para a difusão da Carta da Criança Hospitalizada. "A minha maior motivação é ajudar os outros, porque não gosto de ver a vida parada. Custa-me ver as coisas à nossa mão e as pessoas não olharem nem se servirem delas", desabafa a candidata, de 83 anos.

Clique para subscrever a NEWSLETTER ACTIVA.pt!

Siga-nos no Twitter

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!