activa

Perfil

Estilo de Vida

Loja (Re)store Apartment Gallery

Chama-se (re)store apartment gallery e pauta-se pela diferença. Nesta loja, as peças harmonizam-se como numa casa e decoram divisões. Há que entrar e ver.

Mário João

Mário João

Mário João

Mário João

Mário João

Mário João

Mário João

As janelas e a porta aberta surpreendem quem passa e espevitam curiosidades. Trata-se de um rés-do-chão de um prédio localizado numa praça, no centro de Lisboa. Ora habitação não parece, tal é a exposição em relação ao exterior; mas uma loja não tem, por norma, interiores assim decorados, nem aquela disposição de mobiliário... A dúvida subsiste e convida a entrar. Mal o fazemos, a mensagem no hall de entrada tira teimas a qualquer curioso: “Está a entrar numa casa completamente montada. Equipada. Mobilada. Daqui, pode levar tudo. Só não pode ficar a viver.” Aceite o convite, percorra os interiores e surpreenda-se. As salas (Verde, Rosa, Rothko), o corredor, o escritório, o quarto, o WC e a cozinha, cada uma destas divisões manteve a sua ‘identificação’ funcional. Numa espécie de acordo mútuo, a decoração revela a adaptação do espaço a ambiente comercial. Este é um conceito de loja diferente.

O mentor do projeto é Pedro Silva, designer de interiores, e a aventura começou há um ano e meio. “Na realidade, procurava apenas um escritório. Esta casa encontrava-se fechada há mais de 30 anos e a decisão de a arrendar foi mais intuitiva do que racional”, explica. Mas Pedro é batido no assunto. Já tinha feito restauros em edifícios pombalinos pelo que o estado de degradação generalizado não foi entrave. “Foi a casa que me ‘guiou’ na intervenção. No geral, optei pelo restauro e respeito pelo genuíno. Os azulejos da cozinha foram retirados um a um e repostos, os tetos foram recuperados e pintados, o pavimento reproduzido conforme o original.” Apostou na decoração como se de um dos seus projetos ‘chave-na-mão’ se tratasse, introduzindo peças únicas:  as suas próprias criações (pautadas pela reinventação de originais ‘vintage’, como a coleção Patchwork e Renda) e outras, de designers de eleição, como a secretária de Cees Braakman, as cadeiras La Fonda e Aluminum Group, de Charles e Ray Eames ou a Harcourt F510, de G. Harcourt. O resultado é um “apartment gallery” onde Pedro revela o seu trabalho (de remodelação e de design), mas, já sabe, do qual  tudo “pode levar. Só não pode ficar a viver”...  

Pça. José Fontana, 14 Lisboa

Tel. 213.546.098

restoregallery.com

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!