activa

Perfil

Estilo de Vida

Pais lançam campanha de sensibilização para a Trissomia 21

Campanha de associação de pais reclama maior integração

Activa.pt

Porocasião de mais um Dia Mundial da Trissomia 21, que foi assinalado a 21 de ,março, oGrupo Pais 21 lança uma campanha pública de sensibilização sobre asdificuldades de integração social que as pessoas com T21 ainda sentem, de formaa lutar contra os preconceitos profundamente enraizados na sociedade e mostraro grande potencial dessas pessoas.

A campanha está presente através de uma rede de Mupis, nos principais centros urbanos, anúnciosde Imprensa e internet, apresentando 10 casos de crianças e jovens do GrupoPais21 que mostram o que fazem e são capazes de fazer. 'Acredita, eu consigo' é a mensagem transmitida nestes 10 exemplosde vida.

"Queremos com esta campanha, mais do que sensibilizar,mudar mentalidades, provocar no público e nas empresas a reflexão sobre acapacidade e a responsabilidade de cada agente económico e social geraroportunidades para as pessoas com Trissomia 21. Queremos dizer que acreditemconnosco, de forma a que toda a sociedade fique a ganhar em termos humanos",explica Marcelina Souschekresponsável pelo Grupo Pais21.

Contando com o apoio técnico e científico da APPT21 (AssociaçãoPortuguesa de Portadores de Trissomia21), o objectivo da associação de pais édesmistificar a imagem das pessoas com Trisssomia 21 e mostrar que são muitomais iguais que diferentes, têm grandes competências sociais, conseguem serautónomas, ler, escrever e fazer desporto, ter uma profissão, ter uma vida.

Conhecida também por Síndromede Down, a Trissomia 21 é a alteração genética mais comum. Esta anomalia comque as pessoas tenham determinadas características físicas e um défice cognitivoligeiro, muito variável em cada pessoa.

1 em cada 800 bebés em Portugal nasce com T21. Ascrianças e jovens portugueses com T21 estão incluídos no ensino regular, aíaprendendo a ser e a agir como os seus pares. Hoje em dia o acompanhamento terapêutico e médico émuito eficaz, as crianças chegam cada vez mais longe – as pessoas com trissomia21 são muito mais Pessoas, muito mais iguais que diferentes… No entanto,continuam a enfrentar grandes dificuldades na sua completa integração social eprofissional.

 

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!