activa

Perfil

Estilo de Vida

Uma “Casa Portuguesa Com certeza” no Lisboa Design Show

O design de interiores e o design de moda unidos por um projecto inovador coordenado pela curadora de moda, Sandrina Francisco, e com a participação de estilistas nacionais. 

Entre os dias 8 e 12 de setembro decorrerá na FIL, Parque das Nações, o projecto “Casa Portuguesa Com certeza”, no âmbito do INTERCASA e LxD – Lisboa Design Show, e no qual estilistas nacionais vestem o casal que habita a casa de sonhos dos portugueses, “A Casa Ideal”.

Vestir um casal de jovens portugueses com alta-costura é o objectivo principal do projecto “Casa Portuguesa Com Certeza” e o convite foi endereçado pela Fundação AIP a Sandrina Francisco, uma reconhecida curadora de moda e o rosto da Moda Portugal desde 2007. 

Na edição 2014, a responsável pela curadoria de moda da CASA IDEAL’14 pretende aliar o design de interiores ao design de moda e, a partir de um conceito que une a simplicidade à portugalidade, responder às aspirações e necessidades de um jovem casal português. Como tal, e segundo estas linhas criativas, o homem representará um designer de produto que comunica com o mundo a partir do seu atelier, situado no jardim da casa, e a mulher será uma sofisticada executiva, dedicada à sua profissão e às consequentes viagens em trabalho.

Estas personagens, a convite de Sandrina Francisco, serão vestidas pelos estilistas portugueses Filipe Faísca, Egídio Alves, Ricardo Preto, Carlos Gil, Pedro Pedro e Eduardo Xavier.

A propósito do seu convite para ser a responsável do projecto “Casa Portuguesa Com Certeza”, a curadora de moda assume que “quando me propuseram criar um closet de moda para a CASA IDEAL, pensei logo que teria de ser exclusivamente feito de marcas e criadores portugueses. Após analisar as diversas coleções Outono / Inverno da próxima estação selecionei as peças que melhor encaixam no nosso mood board, sem esquecer a nobreza dos materiais, o design, a qualidade e o requinte de cada peça”.

Opções seleccionadas de acordo com a ideia que Sandrina Franscisco estabeleceu para este projecto, e sobre a qual afirma: “A ideia passa por mostrar cada peça como se de uma obra de arte se tratasse, mostrando aos visitantes aquilo que de melhor se faz no nosso país, num closet para homem, virado para a alfaiataria, e outro para mulher, criativo e arrojado. Entre as matérias-primas que privilegiei encontram-se a malha de cortiça, inovação mundial desenvolvida pela casa Grigi, e a pele de peixe, utilizada na marca de acessórios masculinos Saccus”.

“Casa Portuguesa Com Certeza” organizada pela Fundação AIP, através da AIP - Feiras, Congressos e Eventos, a CASA IDEAL estará patente no Pavilhão 2, da FIL, entre 8 e 12 de Outubro, no âmbito da realização da INTERCASA e do LxD’14.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!