activa

Perfil

Estilo de Vida

Conheça a livraria mais 'in' de Lisboa

A 'Menina e Moça' abriu no Cais do Sodré, e já está a atrair turistas e portugueses que gostam de ler... e de conversar.

Imagine um sítio onde pode ao mesmo tempo procurar os seus autores preferidos, descobrir autores novos, e tomar um copo ou comer qualquer coisa com os amigos: a livraria-bar 'Menina e Moça' tem esta dupla vocação de juntar pessoas - autores, leitores, amigos - num convívio em que a homenageada é a cultura portuguesa.

A sua criadora, Cristina Ovídio, passou uma vida na edição até se dedicar ao sonho antigo de ter uma livraria: "Nasci rodeada de livros, e ter uma livraria sempre foi um sonho que quis cumprir. Agora achei que estava na altura certa."

Conhece bem os autores portugueses: durante anos editou-os, leu-os, acompanhou-os. As estantes têm livros de autores lusófonos, livros de família que pertenciam ao pai de Cristina, candeeiros encontrados em leilões (vão lá e espreitem por trás do candeeiro da menina que enfeita o piano), retratos dos autores. Há traduções a pensar nos estrangeiros que nos visitam e muitas vezes não conseguem ter acesso à cultura portuguesa. Até descobrimos Fernando Pessoa... em chinês. E o teto está coberto de pinturas de João Fazenda: ou seja, nem sabemos para onde olhar primeiro, há tanto para ver.

Para ver e para beber: porque uma alma não vive só de alimento para o espírito, no bar há vinhos, cocktails (alguns deles exclusivos), chás, empadas e folhados, e tudo convida a uma boa conversa tutelada pelos 'santos' da casa - Lobo Antunes, Ruy Belo, Mário Zambujal, Alice Vieira - que nos observam nas muitas fotografias que enfeitam a livraria.

A 'Menina e Moça' fica no Cais do Sodré, Rua Nova do Carvalho, mesmo ao pé da Pensão Amor, e está aberta de terça a domingo das12h às 2h.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!