activa

Perfil

Estilo de Vida

Chico Tainha: uma sugestão de leitura que é um elogio ao Amor

Naquela que é a sua primeira incursão no território da literatura para adultos, Fernando Rui da Clara Maria apresenta-nos uma obra escorreita, que se debruça sobre o tema universal da descoberta de nós próprios através dos outros.

Sofia Martinho

Sem negar um cariz autobiográfico, se por autobiográfico entendermos a experiência de Fernando Rui da Clara Maria enquanto lisboeta, cuja vida se cruza com o quotidiano de uma urbe milenar, o primeiro romance deste autor – ‘Chico Taínha’ (edições Vieira da Silva) - faz-nos viajar até ao ano de 1959, quando Lisboa atravessa, na senda da Exposição Universal, um conjunto de grandes obras. A construção do Cristo-Rei na margem sul do Tejo foi uma das edificações que transformou a paisagem, de forma perene, e é com esse pano de fundo que nos surge a personagem principal desta história, de seu nome Chico Tainha, quiçá um alter ego do autor, pescador do Cais da Ribeira, cuja vida o conduziu para junto do Tejo, sua fonte de subsistência e paliativo para a solidão a que, por circunstâncias ingratas, se viu confinado, mas a que respondeu com resignada aceitação. A ele junta-se um dia um inesperado companheiro, uma criança, que, sendo um elemento disruptivo no seu quotidiano, o levará a um percurso (iniciático?) de redescoberta do sentido da existência e do lado redentor do amor.

O que se destaca, além da história, é a forma escorreita e despretensiosa da narrativa, que torna este romance e as pessoas que se movem dentro dele elementos vivos, densos, presentes e, acima de tudo, próximos de nós. No final de contas, só o amor redime e, no caso desta crónica, de um pescador solitário e de uma criança em busca de um pai, terminamos a última página com a certeza de que todas as histórias já podem ter sido contadas, mas há sempre uma linha que pode ser acrescentada ao imenso livro da vida e que nos toca cá dentro.

(Em breve, teremos um exemplar para oferecer! Fique atento ao nosso site)

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!