activa

s

Perfil

Estilo de Vida

Delfim: as histórias de (des)amor do recluso mais antigo de Portugal

Como se pode encontrar o amor na cadeia?

Sofia Martinho

O amor é um lugar estranho, já se sabe. Na forma, na expressão, no tempo e no espaço. E poucos são os lugares que desafiem mais a nossa percepção do outro e o sentido da sua inacessibilidade do que uma prisão. Pode o amor acontecer quando não há liberdade de movimentos, de tocar e de olhar?

Preso há 34 anos, o que faz dele o recluso mais antigo das cadeiras portuguesas, Delfim não desistiu de encontrar 'uma mulher'. Contornando as regras do estabelecimento prisional, num telemóvel criou uma página no Facebook, para “fazer amizades no exterior”. O objectivo? Encontrar a namorada, que não teve durante décadas. “Uma só, claro”, confessa, meio envergonhado. Entretanto, palavra puxa palavra e alguém se interessou por ele. E Delfim requereu uma simples autorização de visita. Foi-lhe negada. E ela desistiu de Delfim.

Mas aos 62 anos, Delfim, o preso 353, continua a sonhar que, quando sair da Prisão de Vale dos Judeus, pode ter uma vida ‘normal’. Namorada, sim, porque não? Se a encontrasse, era possível recorrer às ‘visitas íntimas’. O Regulamento Geral dos Estabelecimentos Prisionais, estabelece este direito (secção III, artigo 120º) se, “no decurso da reclusão, celebre casamento ou, não sendo casado, inicie relação afectiva com a pessoa visitante, desde que tenha recebido desta visitas regulares ou correspondência regular ao longo de um ano.”

A verdade é que Delfim, em 35 anos, nunca teve nenhuma visita íntima. Nunca teve nenhuma namorada. Mas continua a acreditar que o amor, nesse lugar estranho que é a prisão, também pode acontecer.

A história de Delfim pode ser conhecida na próxima segunda-feira, dia 27 de março. É o primeiro episódio do programa de informação da SIC, 'Vidas Suspensas’, da autoria da jornalista Sofia Pinto Coelho, que aborda casos de pessoas que, por questões relacionadas com a justiça, se encontram com a vida em suspenso.

Este programa semanal de 8 episódios, estreia 2ª feira, 27 de Março de 2017, na SIC, logo a seguir ao Jornal da Noite, seguido de um debate em direto na sic.pt

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!