activa

Perfil

Estilo de Vida

Quer 'destralhar' a sua casa? Comece por estes 8 artigos

A bem da organização, do aproveitamento do espaço e até da sua saúde, livre-se do que está a mais lá em casa.

Activa.pt

Roupa
Ponha em prática a regra dos dois anos e dê tudo o que não tiver usado nesse período de tempo. Pode dar a uma instituição, a amigos ou vender, no OLX, no Roupeiro.pt ou através de lojas de segunda mão, à consignação, como a Du Chic à Vendre. E tanto se aplica à sua roupa como à dos seus filhos, que pode passar aos sobrinhos ou vender à rede de lojas Kid to Kid.

Livros
Guarde apenas aqueles que lhe podem vir a ser úteis no futuro ou que fazem parte da lista dos livros da sua vida. Dê os restantes à biblioteca da escola ou de uma prisão, por exemplo, ou entregue-os na Déjà Lu, uma livraria de livros usados cujas receitas revertem a favor da Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21. Fica no restaurante Taberna da Praça, na Pousada de Cascais (Fortaleza da Cidadela).
Revistas antigas. Faça um clipping dos artigos mais interessantes ou guarde as edições mais marcantes, pois de resto só servem para roubar espaço e acumular pó. Já que estamos no Natal, pode usá-las para embrulhar os seus presentes e entrar no espírito da reciclagem.

Recibos o e outros documentos
Depois de cinco anos, as faturas já não servem para nada, muito menos os recibos das suas compras primavera/verão 2005. Também é pouco provável que volte a usar alguns manuais de instruções, como o do seu fogão. E caso precise, hoje já encontra a maioria deles online.

Joias/bijutaria
Quantos colares partidos tem guardados, à espera que se consertem sozinhos? Ou pulseiras que a sua tia lhe deu e nunca na vida vai usar? Se for muito criativa e adorar projetos ao estilo ‘faça você mesma’, pode fazer peças novas e mais originais a partir das velhas. Mas talvez o melhor seja dar aos seus sobrinhos para venderem na próxima feira de velharias das redondezas.

Comida
A mistura para tempura que comprou na loja de produtos japoneses, as sementes de linhaça em que investiu como promessa de alimentação saudável... no início de 2015! Faça uma vistoria à despensa e frigorífico (o resto da polpa de tomate...) e lixo com tudo o que está fora de prazo ou à espera do primeiro bolor.

Medicamentos
Fora com o resto das ampolas de ferro que tomou na sua primeira gravidez (há 5 anos) e tudo o que já ultrapassou o prazo de validade. Não deixe no lixo, entregue na farmácia mais próxima.

Perfumes e maquilhagem
Para os perfumes a regra é simples: desde que não se alterem, podem durar uma vida. Guarde-os longe da luz e do calor. Quanto à validade da maquilhagem: 1 ano para todos os cremes e líquidos em contacto direto com os dedos e boca; 3 meses para os líquidos em contacto com os olhos (máscara e eyeliner); até ao fim o lápis, se o afiar pelo menos uma vez por semana.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!