activa

s

Perfil

Estilo de Vida

Como fazer e manter uma piscina

Esta é a dica de julho da Melom

Activa.pt

1 / 2

D.R.

2 / 2

D.R.

Quem não adora um mergulho num dia quente de verão? Melhor ainda é se esse mergulho for possível em casa. As piscinas são maravilhosas para relaxar e refrescar em dias quentes, por isso, se é seu desejo ter uma ou quer saber como manter a sua, atente nestas dicas:

Garanta que tem um espacinho para ela (não é preciso muito) – Sim, vai precisar de algum espaço no jardim, mas não se preocupe - o objetivo não é ter uma piscina olímpica, por isso, se tiver pouco mais do que dois metros livres, já é possível ter uma piscina. Tenha também em atenção o local da casa, isto é, se vai ficar exposta ao sol durante o dia, se não há tubulação ou pedras no terreno ou se não há árvores que façam muita sombra.

Dê início à construção – Reunidas as condições para que haja uma piscina, há que passar então para a prática: a construção. Pense no formato que procura, que pode ser oval, quadrado, retangular, ou de outra forma totalmente diferente, adaptado à área. Tenha ainda em conta a profundidade e, além da piscina, lembre-se que vai precisar de uma casa de máquinas, para que a sua piscina funcione da melhor forma. Quanto ao tipo de piscina, pode optar por ser totalmente ou parcialmente afundada, ou ainda à superfície, como se fosse um tanque (mas em bom). Pense se vai desejar que esta tenha cobertura e aquecimento, para que consiga estruturar o projeto tendo em conta todos os fatores.

Escolha os materiais - piscinas de betão armado, piscinas de alvenaria (uma técnica mista entre o betão armado e a alvenaria), piscinas de fibra de vidro e piscinas de vinil com estrutura de alvenaria simples. As opções são algumas, umas mais em conta do que outras. Depois, se for necessário, escolha o revestimento interior, que pode ir desde a pastilha de vidro ao mosaico, passando pela tela armada em PVC. Não menos importante é o rebordo, que pode ser de uma pedra natural, uma pedra reconstituída antiderrapante, ou em grelha.

Se já tem uma piscina, há que conservá-la da melhor forma – como em tudo, também as piscinas têm o seu senão: mantê-las limpas e utilizáveis. Garantidas todas as condições na construção da piscina – peças de aspiração, bombas, tubagens, sistemas de desinfeção, além de um local para as máquinas – é essencial que trate a água e aspire a sua piscina com alguma regularidade, caso contrário, em vez de uma piscina, terá um lago. Além disso, os custos materiais também existem – se optou por uma piscina de pastilha cerâmica ou com grelha, por exemplo, é provável que de vez em quando esta necessite de manutenção. Procure estar atento a qualquer dano, para que seja facilmente recuperável e não tenha grandes despesas.

Para mais informações, ligue para o 707 201 201 ou visite o site da Melom.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!