A convite da Soltrópico, passámos 8 dias na ilha Maurícia – mesmo em frente de Madagáscar, no outro lado do mundo – e verificámos que, por uma vez, as fotografias não mentem. Sim, o mar é assim azul, as piscinas são assim fantásticas, a areia é assim branca, num local de boa convivência entre raças e religiões.

Dia 1 – Aterramos no aeroporto e somos recebidos com grinaldas de flores amarelas. A flor chama-se alamanda (fico a considerá-lo como hipótese de nome para a minha primeira filha) e é usada em várias cerimónias. É a flor que se oferece aos deuses, por exemplo.

Primeiras impressões: pronto, está calor. Muito.

O nosso primeiro hotel é o simpático Coin de Mire, mesmo em frente ao rochedo com o mesmo nome. Primeira conclusão do dia: as fotografias que se vê nos catálogos não têm fotoshop. O mar é mesmo daquela cor. As piscinas são mesmo assim. As praias também. Geralmente não dá para grandes braçadas porque temos pé até Nova Iorque e costuma haver corais no fundo, mas que é daquela cor, é daquela cor. A temperatura não se vê, mas garantimos que é quente. Ou seja, quando se entra não temos aquele choque anafiláctico de algumas praias lusitanas.

Dia 2 – Visitamos um dos mais emblemáticos símbolos da ilha, o enorme Jardim Botânico Sir Seewoosagur. Dantes chamava-se Jardim das Toranjas (que foram plantadas em 1710, para combater a malária), mas foi rebaptizado em honra do primeiro primeiro-ministro do país. Também vemos nenúfares gigantes (podem ter 2 metros) que dariam para colocar um bebé, a árvore que dá o ylang-ylang (eu pensava que já nascia em frascos a dizer Chanel), e palmeiras como nomes como Lady Gaga, Bob Marley ou Crocodilo (devido às suas ‘cabeleiras’).

Visitamos o Sugar World, o grande museu do açúcar. O açúcar é o emblema da ilha, a seguir ao pássaro Dodo e a correr o mesmo risco de extinção.

O pássaro Dodô é o símbolo das Maurícias mas está extinto desde o tempo dos colonos holandeses, no século XVIII. Os portugueses chamaram-lhe cyrne (cisne), o que mostra, ou uma grande boa vontade ou um grande sentido de humor, porque o Dodô era mais um pato grande. Ao contrário do que se diz, o seu nome não vem do português ‘dodo’ (doido) mas do holandês ‘dodaars’ (rabo gordo). E também é mito que o tenham comido até à extinção, até porque a carne era bastante dura. Como não voava, não conseguia encontrar comida, os predadores comiam os ovos e os ciclones fizeram o resto. Quando os franceses chegaram em 1721 já não havia nenhum Dodô para amostra. Mas a sua memória permanece até hoje.

Quanto ao açúcar: no século 19 havia 400 engenhos, hoje restam quatro fábricas. E marca toda a sua história. Quando os – adivinhem lá – portugueses cá chegaram, não havia nada excepto dodôs e areia. Não tendo nada com que nos entreter, nunca mais voltámos (enfim, até agora). Em 1528, vieram os holandeses (a ilha chama-se Maurícia em homenagem ao militar holandês Maurício de Orange-Nassau) e plantaram cana de açúcar, mas em 1710 os holandeses foram-se todos embora. Em 1721, quando chegaram os franceses, a terra continuava deserta.

Os franceses retomaram a plantação de açúcar e a sua influência foi tão forte que ainda hoje a linga dominante é o francês (embora o inglês seja a língua oficial) a par com o crioulo. Os ingleses recapturaram a ilha em 1810, mas tiveram um percalço: com a abolição da escravatura, não havia quem trabalhasse nas plantações. É então que chegam levas de emigração sucessiva de indianos e chineses. Ainda hoje, a cultura indiana é a que tem mais expressão no país, principalmente na gastronomia e na religião. O próprio presidente – que por acaso é uma presidenta – é hindu.

Dia 3 – Passeio de catamaran até a S. Gabriel – uma praia paradisíaca no meio do nada. Nota: Levem protector solar. A sério. Fator 50, 100, 890, mesmo que sejam morenas. Fala-vos uma escaldada que só pôs factor 30.

Hotel de hoje: esqueçam tudo o que sabem sobre entradas espectaculares: no Ravenala Attitude o hotel abre-se em arco sobre as piscinas e a praia, lá em baixo. Ah, e os quartos foram ‘eleitos’ como os melhores da viagem: o meu é gigante, mobilado apenas com uma cama king-size, um tapete de ráfia, um coto de ávore e uma cadeira de baloiço de bambu. Tenho visões até hoje da minha cadeira de baloiço em bambu.

Dia 4 – Quando me conseguiram arrancar à cadeira de baloiço (foi uma separação traumática) vamos a Port Louis, passando por templos indianos típicos. As Maurícias são um exemplo para o resto do mundo: aqui convivem todas as raças e religiões sem qualquer tipo de choque ou confronto. As próprias crianças têm férias em alturas diferentes conforme estejam numa escola inglesa ou francesa, e os noticiários na televisão são numa língua diferente a cada hora. Aliás, há uns tempos o governo quis restringir os muitos feriados anuais a dois por religião. Resultado: toda a gente festeja tudo.

Port Louis, a capital, é também ela uma mistura de raças e cores. As pessoas vivem quase todas com menos de 200 euros (para um custo de vida equivalente ao nosso) e sobrevive-se em grande parte graças ao turismo, o principal ‘empregador’ do país: a seguir são a indústria de tecidos, a produção de açúcar e de rum. É tudo com muito sossego, devagar e devagarinho. Trânsito é pouco. Segundo Marie-Noelle, a nossa guia, há 15 anos houve um desastre de mota. Morreu um rapaz. Ainda hoje se fala nisso.

Dia 5 – Hoje fomos de ‘rumaria’. Não, não é um erro. Outra das grandes produções das Maurícias é o rum. Aqui há rum com tudo: sozinho, com coco, com café, com especiarias, com mel, com baunilha. ‘Highlights’ do dia, como se diria em bom português: visitar a ‘rumaria’ (local de produção de rum ) Chamarel, comer uma fruta que os locais chamam ‘maçã de água’ e é doce e cor de rosa como uma melancia, à beira da estrada. Visitar uma cascata com cem metros.

Hotel do dia: Chegar ao Sugar Beach Hotel é entrar na máquina do tempo e viajar às grandes plantações de açúcar (ou enfim, a uma telenovela de época). O hotel tem uma média de 1 casamento por dia, e percebe-se porquê: as lindíssimas escadarias brancas abrem para um enorme edifício a fazer lembrar as antigas casas coloniais, as piscinas enrolam-se em volta de palmeiras e repuxos, e seria o sonho de qualquer mulher casar aqui.

Dia 6 – Cá vamos nós de safari. Não se assustem: fomos ao Casela World of Adventures, uma reserva natural onde há leões, zebras, avestruzes. Os mais afoitos podem aqui pegar numa iguana, alimentar girafas, passear de kart, fazer festinhas a tartarugas gigantes.

Hotel do dia – Long Beach Resort, um super-moderno hotel de praia com uma piscina de um azul-escuro límpido a desaguar na areia, e onde nem sequer faltam os arco-íris (mais uma vez, não é provável que os vejam durante o verão). A não perder: esqueçam o pôr do sol na praia. Aqui o que é inesquecível é o nascer.

Dia 7 – Ora bem, terceira produção da ilha (ou não tivessem cá estado os ingleses): chá. Outra produção (enfim, não que lhe chamem assim): crocodilos, morcegos e (já vos falei nelas) tartarugas gigantes (mas só em cativeiro, não se assustem) no Parque La Vanille. O que aprendemos hoje: se correr para vocês um crocodilo, vocês fujam aos ziguezagues – é que os crocodilos só correm em linha recta. Uma tartaruga gigante pode viver até aos 150 anos. Sobre a chuva não aprendemos nada, mas Marie-Noelle diz que às vezes há ciclones, que são bastante benéficos porque limpam tudo (mais uma vez, é muito pouco provável que apanhem com um).

Hotel do dia – Um dos mais famosos hotéis do mundo, o nome do Trou aux Biches – Vale das Gazelas – vem de uma altura em que era ponto de encontro dos animais. Hoje foi todo reconstruído e é uma espécie de aldeia de luxo com bungalows maiores do que a minha casa, uma ‘infinity pool’, uma praia de catálogo e turistas que vem aqui casar (os chineses não podem casar fora do seu pais mas fingem que casam à mesma). Top dos tops: tomar duche no chuveiro exterior do quarto. E há quartos com piscina.

Episódio do dia: apanho um casal de noivos orientais em alta produção. Corro até á areia, e peço à noiva para tirar uma fotografia. Ela ri-se e põe-se logo em pose, a fazer um coraçãozinho com as mãos. Agradeço. ‘You are beautiful’. O noivo inclina-se: ‘Thank you’. É cultural: são os homens que agradecem os cumprimentos às mulheres…

Dia 8 – Tudo tem um fim, até o Paraíso. Mesmo assim ainda há tempo para visitar o Beachcomber Shandrani: um enorme hotel que abre directamente para a piscina e para a praia. Passeámos de barco uma última vez e vemos peixes de várias cores passarem sob o fundo transparente do barco.

PORQUE É QUE O MAR É ASSIM AZUL

O azul característico deste mar deve-se a dois pormenores: o fundo é baixo e de areia branca. A água é quente, o que leva a menos oxigénio, o que leva a menos plâncton. Quando a luz branca do sol – que é uma mistura de cores – mergulha na água, o leito baixo faz com que a luz seja reflectida com muito mais intensidade. A luz branca é ‘quebrada’: a luz vermelha é absorvida e a luz azul é refractada, e como não há o verde do plâncton, o azul brilha com mais ‘pureza’.

O que comer: A cozinha Maurícia é um reflexo das diferentes culturas da ilha: há pratos de influência indiana, francesa, muçulmana ou chinesa. O mais emblemático é o caril Maurício (geralmente com frango, feito sem leite de coco e com muitas especiarias),

Quando ir: De Novembro a Junho. Evite os meses de Dezembro a Maio, a época das chuvas.

Como ir: A Soltrópico tem pacotes especiais e preços que variam segundo a época, com voo pela Turkish Airlines: Lisboa-Istambul, Istambul-Maurícia.

Mais no portal

Mais Notícias

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Daniela explica porque não tem sexo com David no “Big Brother”

Daniela explica porque não tem sexo com David no “Big Brother”

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Recorde os

Recorde os "looks" coloridos de Maxima nas últimas cerimónias do "Dia do Rei"

Inspirados na Revolução: 30 sugestões para celebrar o 25 de Abril

Inspirados na Revolução: 30 sugestões para celebrar o 25 de Abril

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Mello, Espírito Santo e Champalimaud. O Estado Novo e as grandes fortunas

Mello, Espírito Santo e Champalimaud. O Estado Novo e as grandes fortunas

Apple compra startup francesa especializada em Inteligência Artificial e visão de máquina

Apple compra startup francesa especializada em Inteligência Artificial e visão de máquina

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

Vamos falar de castas?

Vamos falar de castas?

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

Em “Cacau”: Cacau descobre que Marco é um bandido e afasta-o do filho

Em “Cacau”: Cacau descobre que Marco é um bandido e afasta-o do filho

As tiaras da rainha Sílvia e das princesas Sofia e Victoria da Suécia

As tiaras da rainha Sílvia e das princesas Sofia e Victoria da Suécia

Antù: Um lugar aberto a várias artes no Porto

Antù: Um lugar aberto a várias artes no Porto

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

Em “Cacau”: Cacau dá à luz em casa e troca juras de amor com Marco

Em “Cacau”: Cacau dá à luz em casa e troca juras de amor com Marco

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Baixa procura leva Apple a reduzir produção dos Vision Pro

Baixa procura leva Apple a reduzir produção dos Vision Pro

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Mello, Espírito Santo e Champalimaud. O Estado Novo e as grandes fortunas

Mello, Espírito Santo e Champalimaud. O Estado Novo e as grandes fortunas

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Caras conhecidas atentas a tendências

Caras conhecidas atentas a tendências

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Decoração: a liberdade também passa por aqui

NASA aprova missão de 3,55 mil milhões de dólares a lua de Saturno Titan

NASA aprova missão de 3,55 mil milhões de dólares a lua de Saturno Titan

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites