activa

Perfil

Estilo de Vida

Dica Melom: ano letivo novo, organização nova

Em setembro, o quarto deixa de ter como exclusiva função a hora de dormir e passa a ser também o local de estudo e de brincadeiras.

Activa.pt

1 / 3

Melom Obras

2 / 3

Melom Obras

3 / 3

Melom Obras

Setembro é mês de recomeços para os mais novos, que dão entrada no novo ano letivo. O que os pais desejam é que seja um ano brilhante, mas, para isso, há que garantir que em casa estão os pilares para uma boa organização de tempo e do espaço das crianças. O quarto deixa de ter como exclusiva função a hora de dormir e passa a ser também o local de estudo e de brincadeiras. Por isso, veja como pode arrumá-lo ou organizá-lo, no caso de quartos partilhados, de forma a que o(s) seu(s) filho(s) consiga(m) gerir as horas de estudo, de lazer e de descanso.

Destine cada espaço a uma tarefa – os espaços de estudo e de brincar não implicam a existência de muitas divisões. Importa essencialmente que estas duas áreas estejam bem definidas e se-paradas, para evitar distrações na hora do estudo e também para que os mais novos interiorizem que há tempo para ambas as coisas e que estes devem ser respeitados. Opte por colocar uma estante ou um móvel com arrumação entre a secretária e um cantinho com os brinquedos, ou use a cama como divisão: de um lado estuda-se, do outro brinca-se.

Garanta que a falta de vontade para estudar não é culpa do espaço – a verdade é que a vontade para estudar tende a ser pouca e as desculpas muitas, por isso, se o espaço for confortável e apelativo, pode ser que seja mais fácil. A iluminação é essencial: um bom candeeiro de secretária não deve faltar e lembre-se de o colocar no lado oposto à mão que escreve, para não fazer sombra. Procure uma secretária ampla e com muito arrumação e coloque-a próxima da janela do quarto, para ter a melhor iluminação natural. Não se esqueça da cadeira, confortável e com altura ajustável para acompanhar o crescimento do seu filho.

Tão (ou mais) importante do que estudar, é brincar - As crianças têm uma vida pela frente para estudar e trabalhar, por isso, na única fase que podem brincar a sério, que seja em bom. Não é preciso que tenham todos os brinquedos do mundo, mas os necessários. Neste espaço deve haver um tapete confortável e que dê para espalhar todos os brinquedos. Na hora de arrumar, as caixas e gavetas são os melhores amigos, por isso, organize por tipos de brinquedos e ensine o seu filho: carrinhos para um lado, legos para o outro.

Um quarto, duas crianças – o espaço de lazer pode ser partilhado, já que os brinquedos muitas vezes são comuns e não há melhor parceiro de brincadeiras que um irmão. Na zona das camas, procure que cada criança personalize o seu espaço. Se tem um menino e uma menina, porque não aplicar um papel de parede diferente em cada lado, mas que combinem entre si? Nas áreas comuns pode colocar aplicações que harmonizem o espaço e interliguem as decorações. Use também os tapetes ou uma cortina gira e divertida para dividir os dois espaços e coloque, por exemplo, uma estante ou as secretárias entre as camas. Se o quarto é estreito, tem sempre a opção do beliche. Não se esqueça da arrumação e aproveite todos os espacinhos - debaixo da cama, com estantes na parede ou a partir dos armários que dividem os espaços dos dois.

Para mais informações, ligue para o 707 201 201 ou visite o site da Melom.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!