activa

Perfil

Estilo de Vida

Dicas para uma mesa festiva no Natal ou passagem de ano

No Natal o ambiente em casa quer-se aconchegante. O lugar onde podemos reunir família e amigos. É em casa que nos é permitido criar cenários encantados, a combinar com a época, respeitando o gosto individual e deixando brilhar, também, a personalidade de cada um.

Susana Guimarães, Arquiteta de Interiores

1 / 20

2 / 20

3 / 20

4 / 20

5 / 20

6 / 20

7 / 20

8 / 20

9 / 20

10 / 20

11 / 20

12 / 20

13 / 20

14 / 20

15 / 20

jeppe sorensen

16 / 20

17 / 20

18 / 20

19 / 20

20 / 20

Sendo que dezembro traz a magia até às ruas, é igualmente importante decorar com fantasia o interior da casa. Os tons predominantes, mantendo a tradição, são os vermelhos, verdes, dourados - e com esta palete de cores conseguimos criar o natal em casa: as árvores, os acessórios decorativos, os ornamentos especiais da época.

Da mesma forma que os espaços se pedem decorados a preceito, a mesa de Natal é tão fundamental quanto as restantes decorações. É aqui que na noite de 24, e no dia seguinte, se partilham memórias com toda a família.

É por isso imperativo que tenha especial cuidado com a mesa de Natal. Saiba que as opções são várias na altura de escolher o serviço de mesa e que os acessórios e detalhes podem fazer toda diferença. Esmere-se quando for preparar a mesa: o branco é um tom intemporal e clássico que, em sintonia com o dourado, acrescenta a sensação de festividade e dá brilho à mesa. Toalhas, marcadores e guardanapos podem também ser protagonistas se ousar na cor - verde inglês ou vermelho tornam-se propostas interessantes - sem esquecer os pontos de luz que acolhem o espaço, revelam a beleza dos detalhes e espalham calor.

Mesa de Passagem de Ano

Se escolher passar o último dia do ano em casa tenha em atenção que o seu lar pode ser tão ou mais bonito que um espaço de festa. Basta escolher sabiamente a decoração, preparar o espaço a preceito e convidar quem mais gosta. Na passagem de ano, o clima torna-se mais festivo mas nem por isso precisa de abdicar das decorações de Natal. Ao invés, acrescente pontos estratégicos na decoração optando sempre por ornamentos glamorosos e elegantes. Lembre-se que esta é uma noite de comemoração, do término de um capítulo e início de tantos outros, por isso, é tempo de festa, boa disposição e animação.

A decoração deve respeitar e ir ao encontro do ambiente que se vive - contudo, não são necessários excessos. Por vezes menos é mais! Uma mesa decorada com elegância e sofisticação, mantendo o clássico branco e dourado, um ponto estratégico para servir bebidas - descontraído e funcional, sem descurar o design contemporâneo -, jarras com flores para dar vida ao espaço. Tenha presente que o clima que criar em casa, a decoração escolhida, será o primeiro ponto de interesse de todos os convidados!

Na noite de fim de ano, não se pode mesmo esquecer do champanhe das doze passas, para doze desejos. E, claro, um relógio romântico, de verdadeiro efeito dramático, para contar os segundos até às doze badaladas!

Boas Festas e um ótimo Ano Novo!

Mais sugestões em Inexistência

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!