activa

Perfil

Estilo de Vida

Hair Crush: Catarina Moreno

Na sua biografia no Instagram, esta jovem descreve-se como 'Curly hair Connoisseur' e entusiasta de cabelos naturais. Conheça-a melhor, na entrevista desta semana do Curly Essence.

Curly Essence

Denise Sonnemberg

Sentiste alguma diferença por parte da sociedade quando decidiste começar a usar o teu cabelo natural?

Sim, hoje em dia, para além do tom de pele, o cabelo africano ainda é visto com bastante preconceito. Cachos, crespos, rastas, etc. ainda não são vistos pela sociedade como sinónimo de beleza. Embora estejamos em tempos de mudança, o dia-a-dia de muitas pessoas continua a contar com um certo racismo. De qualquer maneira, eu uso o meu cabelo natural como forma de afirmação pessoal, com muito orgulho.

Apostamos que já tiveste dezenas de histórias felizes e infelizes com os teus caracóis. Qual foi a que te deixou mais sem jeito?

Entre muitas histórias, há dois opostos: não ser aceite para um trabalho por ter caracóis e ter uma oportunidade imediata de trabalho exatamente por ter caracóis. Como sempre, depende da perspetiva de cada um.

Tens algum ritual para os teus caracóis?

Muitos! Aliás, eu partilho com os meus seguidores o que aprendi sobre cuidados especiais e as minhas experiências capilares. (Sorrisos) Faço muitas máscaras naturais, gosto de experimentar novos produtos e de perceber todas as necessidades do meu cabelo. Posso dizer-vos que caracóis e óleos são os melhores amigos. Mas não há nada como perceber e estar atenta aos sinais que o nosso cabelo nos dá.

Denise Sonnemberg

Que conselho darias a alguém que queira aderir ao movimento do cabelo natural (#NaturalHair)?

Sê consistente. Nada é realmente bonito sem empenho. Aceita a tua textura, ama os teus jeitos, os teus dias menos bonitos. E vais ver que se torna viciante, a tua autoestima cresce e não vais querer ser outra pessoa senão tu própria.

Quais foram os maiores desafios que sentiste antes e depois de teres aceitado o teu cabelo tal como ele é?

Antes eu tive rastas, usei por 10 anos, e antes fiz tratamentos de relaxamento, ou seja, 'senti na cabeça' o que significa a palavra transição. É difícil, mas todo esse processo vale muito a pena.

Conseguirias ver-te de outra forma ou acreditas que o teu cabelo não define apenas a tua personalidade mas complementa?

Hoje em dia há muitos protective styles, pode-se usar perucas, fazer tranças, etc. Não digo que não o faria, mas não me vejo a desfazer-me da minha coroa por uma simples moda. Eu amo os meus caracóis.

Denise Sonnemberg

Produto preferido… Creme of Nature.

Natural crush… Abacate.

Curl Secret… Xarope de tâmaras.

Podemos encontrar-te em... @catarina.moreno.

1 / 9

Denise Sonnemberg

2 / 9

Denise Sonnemberg

3 / 9

Denise Sonnemberg

4 / 9

Denise Sonnemberg

5 / 9

Denise Sonnemberg

6 / 9

Denise Sonnemberg

7 / 9

Denise Sonnemberg

8 / 9

Denise Sonnemberg

9 / 9

Denise Sonnemberg

O Curly Essence descreve-se como uma plataforma para todas as naturalistas (mas não só) com uma dose generosa de empoderamento feminino. Para mais informações, consulte o site ou siga a página no Instagram.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!