activa

Perfil

Estilo de Vida

Lisboa vai estar 'on fire'

O chef Alexandre Silva prepara novidades bem quentinhas já para o início do próximo ano.

Activa.pt

Alexandre Silva

Alexandre Silva

FOGO será a próxima aposta do chef Alexandre Silva, traduzido num restaurante que honra a cozinha tipicamente portuguesa. Ao contrário do conceito fine dining de LOCO, que já lhe valeu uma estrela Michelin, o chef irá, já no próximo ano, pôr mãos à obra e escavar até algumas raízes e memórias bem profundas.

"Mesmo antes de ser cozinheiro, sempre estive habituado a lidar com o fogo. Lá em casa cresci a ver a minha mãe e os meus avós a fazerem sopas e guisados à volta dele", afirma. E quem melhor que Manuel Liebaut para testar este novo conceito no qual o fogo é rei? Pois bem, será ele mesmo o chef residente do espaço que promete incendiar os paladares mais exigentes.

"Portugal tem uma enorme tradição no que respeita à cozinha com fogo, mas nunca foi elevada até onde merece”, explica Alexandre, justificando o modo como surgiu a ideia do inovador espaço que ocupará um cantinho na Avenida da República.

No FOGO, a lenha servirá tanto para cozinhar, como para decorar o local, segundo indicações e criatividade do arquitecto João Tiago Aguiar. Igualmente impressionante será a garrafeira, que contará com os mais diversos sabores, prontos a complementar, no copo, aquilo que estiver, bem quente, no seu prato.

A cozinha à vista dos clientes - situada numa sala com lotação de 70 lugares - comprovará a frescura dos produtos, bem como a respetiva diversidade. Para o chef, este “É o restaurante perfeito: sempre diferente e inovador, ao almoço e ao jantar, sem nunca se repetir, pois a nossa cozinha tem muito que se lhe diga, sobretudo quando o desafio é prepará-la nas brasas e trabalhar em conjunto com os produtores e fornecedores”. E como se tudo isto não bastasse, haverá ainda um bar de cocktails de autor que, em conjunto com a ementa, promete deixar Lisboa on fire.

Manuel Liebaut

Manuel Liebaut

paulo barata

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!