activa

Perfil

Estilo de Vida

Estes 3 truques vão ajudá-la a beber mais água ao longo do dia

Descubra também hábitos a evitar.

Activa.pt

PeopleImages

Se anda sempre com uma garrafa consigo, na esperança de conseguir beber mais água ao longo dia, mas chega a noite e nem metade bebeu, este artigo é para si. Reunimos quatro dicas para que este hábito saudável se torne parte da sua rotina de forma eficaz e duradoura.

1 - Se adicional limão a esta bebida, não só se torna mais saborosa, como ainda recebe os benefícios do citrino. O potássio é um dos principais componentes desta mistura, o que ajuda no processo de hidratação do organismo. Gina Bria e Dana Cohen, autoras do livro Quench, aconselham ainda a juntar uma pitada de sal marinho, cujo sódio leva a uma maior absorção da quantidade de água de que o corpo necessita.

2 - Se gosta de água com gás, saiba que esta hidrata tanto quanto a água lisa. Um estudo publicado no American Journal Of Clinical Nutrition, em 2016, mostrou que as bolhas não inibem a capacidade de o organismo se manter hidratado, pelo que pode apostar nesta bebida para, juntamente com outras fontes de H2O, contribuir para a quantidade de água diária recomendada (no mínimo, 1,5L).

3 - Aposte nos alimentos. Cohen defende que devemos procurar ingerir mais água através da comida, já que esta nos fornece outros nutrientes essenciais. "A água é vital na mesma, claro. Mas aquela encontrada nas plantas, como a espécie de gel que envolve as sementes do pepino, por exemplo, é mais parecida com a água presente nas nossas células, pelo que hidrata mais eficazmente". Os produtos frescos, como as frutas e vegetais, contêm ainda fibra, que "tem um efeito 'esponja', que cria uma libertação lenta e duradoura, que nos permite absorver o líquido". A autora finaliza, "consumir uma maçã e um copo de água hidrata mais que dois copos de água".

Sabia que...

...a água da torneira pode não ser muito mais saudável do que a água tratada? Embora consigamos ingerir mais minerais e probióticos através do primeiro tipo de água, esta pode também trazer outros componentes menos desejáveis, como os parasitas.

...ao beber água de garrafas de plástico poderá estar a ingerir partículas da própria garrafa? Cheryl Watson, professora de bioquímica e biologia molecular na University of Texas Medical Branch in Galveston, diz que este tipo de garrafas pode libertar químicos para a água, o que pode ter efeitos hormonais nocivos para o corpo. Deixá-las ao calor pode acelerar este processo indesejável.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!