activa

Perfil

Estilo de Vida

CEO da Buffer revela os 6 hábitos simples que a deixarão mais feliz todos os dias

Joel Gascoigne tem alguns conselhos a dar.

Activa.pt

Joel Gascoigne

Joel Gascoigne

Joel Gascoigne, CEO e co-fundador da Buffer, uma famosa app de gestão de redes sociais, escreveu, em 2014, um texto intemporal. Nele, explica quais os hábitos diários que foi adquirindo e que, feitas as contas, o deixam muito mais feliz. Ora espreite estes seis conselhos:

Acordar cedo

Acordar cedo

1 - Acordar cedo. Joel diz que esta rotina o deixa com mais energia e, claro, muito mais feliz. "O poder das manhãs é que teremos cerca de 25 mil delas ao longo da nossa vida, por isso há muito por onde experimentar", diz, acrescentando que este é um ritual que requer disciplina - no seu caso, 'desliga-se' da vida real pelas 21h30, para adormecer por volta das 22h, e acordar bem cedo -, mas que compensa.

2 - Ser capaz de 'desligar'. Este é um truque que o CEO da Buffer diz ser essencial. Fala no grande "poder de estar completamente focado numa tarefa ou, por outro lado, estar completamente desligado". Para conseguir bons resultados, Joel diz que a caminhada que dá antes de se deitar, e durante a qual evita ao máximo as preocupações, é essencial. "Consigo ir direto à cama e adormecer mais cedo do que se tivesse estado a trabalhar e tivesse apenas desligado o meu computador minutos antes", garante.

3 - Ajudar os outros regularmente. Após contar que sempre tentou ajudar empreendedores que estavam a começar as suas próprias startups, Joel diz que percebeu que esse era um hábito que, inconscientemente, o deixava muito feliz. "Encontrar formas de ajudar os outros e o sentimento quando ajudo a pessoa a ter progresso mais rápido no meio dos desafios" são duas das principais fontes de motivação do empresário, que aproveita para fazer referência a um livro de Adam Grant, em que este fala do facto de "passar apenas 100 horas por ano a ajudar outras pessoas pode aumentar significativamente a nossa felicidade".

4 - Exercício físico. Sem uma rotina de exercício definida, Joel pediu ajuda ao irmão, que é personal trainer, e tornou este tipo de atividade diária, descansando aos find-de-semana. "Descobri que este é um hábito chave que leva ao crescimento em muitas outras áreas. Descobri também que me ajuda a ter sono de bastante qualidade todas as noites", afirma.

5 - Aprender coisas novas. Ter desafios constantes é uma das principais chaves para a felicidade, garante Gascoigne. "Acho que uma parte essencial no que toca ao facto de aprender novas competências poder trazer felicidade é a necessidade de nos concentrarmos para podermos progredir", afirma.

6 - Ter várias formas de 'ganhar' todos os dias. Para Joel, ter várias atividades através das quais se possa sentir realizado é essencial. Os cinco hábitos já referidos são algumas delas - se atingir objetivos no ginásio, por exemplo, tem uma sensação de 'missão cumprida', se ajudar uma ou várias pessoas ao longo do dia, melhor ainda, e se conseguir aprender algo novo, perfeito. Com isto, o empresário pretende mostrar que, quantas mais "fontes" de felicidade tivermos, mais felizes seremos a longo prazo.