GettyImages-685011373.jpg

No âmbito da celebração do Dia da Mulher, relembramos 19 ideias que por ela foram concebidas. Da América à Hungria, estas mulheres são oriundas de diversas partes do mundo. Porém, há algo que as une: a genialidade. Fique a conhecê-las.

1. Serra circular

Tabitha Babbitt sugeriu que fosse usada uma serra circular, em vez daquela em que eram necessárias duas pessoas a empurrar para a frente e para trás. Em 1813, Babbitt fez o protótipo mas a patente não foi aceite, apesar de, na sua comunidade, a ideia ter começado a ser posta em prática.

2. Filmes 3D

A Dra. Valerie Thomas foi a responsável por criar e patentear, em 1980, o transmissor de ilusão, um dispositivo que simula a aparência tridimensional de um objeto. A invenção foi (e ainda é) usada pela NASA, agência espacial onde Thomas trabalhou entre 1964 e 1995 como analista de dados e gestora de projetos.

3. Lâmpada e telescópio submarino

Apesar de não serem conhecidas muitas invenções suas, Sarah Mather conseguiu, em 1845, algo impressionante: a patente da lâmpada e do telescópio para os submarinos.

4. Sinais de fumo para a Marinha

Martha Coston encontrou um esboço da ideia num caderno do falecido marido. Durante cerca de 10 anos, trabalhou com cientistas e especialistas em pirotecnia para tornar os sinais de fumo no mar, uma realidade. Em 1859, quando foi patenteada, foi o marido de Coston que foi nomeado inventor.

5. GPS

Se hoje conseguimos orientar-nos com facilidade no trânsito, é graças ao legado deixado por Gladys West. Esta brilhante matemática norte-americana desenvolveu os cálculos por trás dos sistemas de navegação por satélite.

6. O saco de papel

Foi em 1868, na América, que Margaret Knight inventou uma máquina que tornava a parte de baixo dos sacos de papel quadrada. Antes desta invenção, os sacos assemelhavam-se a envelopes, não sendo tão práticos. Em 1871, Knight ganhou a patente do produto, após Charles Annan ter tentado ‘roubá-la’.

7. Blocos alfabéticos

Foi Adeline D.T. Whitney que, em 1882, patenteou os blocos alfabéticos em madeira, de forma a ajudar as crianças a aprender a ler. Ainda hoje são usados.

8. Secretária-cama

Criada por Sarah E. Goode, a secretária desdobrável transforma-se numa cama. Esta invenção maximiza o espaço em casa pequenas. Mais: em 1885 , Goode tornou-se a primeira americana negra com uma patente nos Estados Unidos.

9. Amaciador de cabelo

Este produto indispensável para qualquer mulher foi inventado pela empreendedora do ramo da cosmética e ativista americana Madam C.J. Walker, que foi também a primeira mulher a tornar-se milionária por conta própria nos Estados Unidos.

10. Máquina de lavar a loiça

Josephine Cochrane inventou esta máquina e nunca a usou. Apenas o fez para facilitar o traalho dos seus empregados. Em 1886, patenteou o produto, que incluía já uma funcionalidade de secagem de pratos semelhante àquelas que são hoje usadas.

11. O caixote do lixo com pedal e as prateleiras na porta dos frigoríficos

Lillian Gilbreth era perita em aperfeiçoar objetos já existentes. No início dos anos 90, tornou os caixotes do lixo mais práticos ao adicionar-lhes um pedal, adicionou prateleiras às portas dos frigoríficos e ainda fez com que as latas fossem mais simples de abrir. No livro Cheaper by the Dozen, dois dos seus 12 filhos falam sobre as invenções de Gilbreth e do marido, Frank, em casa.

12. Limpa pára-brisas

Em 1903, Mary Anderson inventou um limpa pára-brisas manual, que foi recebido com alguma relutância por parte dos condutores, que não gostavam de ter de puxar uma alavanca, preferindo conduzir incomodados com a chuva a bater no vidro. Contudo, em 1917, uma outra mulher, Charlotte Bridgwood, inventou a versão automática da funcionalidade, apesar de também não ter sido logo aceite da melhor forma. Apesar de tudo, três anos depois, quando a patente de Anderson expirou, já os limpa pára-brisas eram utilizados por muitos, tendo sido a marca Cadillac a pioneira na sua implementação em carros.

13. Monopólio

Elizabeth Magie criou O jogo dos senhorios, como forma de divulgar o Georgismo, que defendia que cada um era dono daquilo que produzia, bem como que o valor das terras deveria ser distribuído de forma igualitária. Magie patenteou o jogo de tabuleiro em 1904 e divulgou-o em 1906. Contudo, quase três décadas depois, Charles Darrow alterou o tabuleiro e parte das regras e vendeu-o como Monopólio aos irmãos Parker que compraram a patente do jogo original a Magie.

14. Sistema de segurança doméstico

Moradora do bairro de Queens, em Nova Iorque, Marie Van Brittan Brown não se sentia segura ao voltar para a casa após longas horas de trabalho fora como enfermeira. Por isso, em 1966, a inventora e o marido, Albert Brown, criaram o primeiro sistema de segurança doméstico, que, com quatro olhos-mágicos e uma câmara, permitia ver quem estava a tocar à porta num monitor. O sistema também contava com um botão de emergência para acionar as autoridades, caso acontecesse algum incidente.

15. Trela extensível

Em 1908, a americana Mary A. Delaney patenteou a primeira trela extensível para cães, como forma de responder à necessidade que ela mesma sentia. A ideia era controlar e, ao mesmo tempo, dar alguma liberdade aos seus cães.

16. Vidro Invisível

Katherine Blodgett, a primeira cientista da General Electric, descobriu uma forma de transportar finas camadas de monomoleculas para o vidro e metal, em 1935. Assim, criou um vidro sem reflexos ou distorções, revolucionando todo um monopólio de objetos, como câmaras, microscópios, óculos entre outros.

17. Identificador de chamadas e chamada em espera

Ambas as funcionalidades foram inventadas graças às investigações da física Shirley Ann Jackson, a primeira mulher negra americana a concluir um doutorado em física no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). As tecnologias foram desenvolvidas ao longo de seus estudos sobre telecomunicações na antiga AT&T Bell Laboratories.

18. Computador

Grace Hopper é um dos grandes nomes quando o tema é tecnologia. Foi ela que, junto a Howard Aiken, inventou o primeiro computador, do tamanho de uma sala, em 1944. Em 1959, Hopper fez ainda parte da equipa que inventou uma das primeiras linguagens de programação modernas, COBOL.

19. Casa solar

Esta consiste numa casa auto-sustentável, que tira partido do sol para funcionar. A primeira casa 100% solar foi criada em 1947, pela bioquímica Maria Telkes. A cientista Húngara inventou o primeiro gerador de energia termoelétrica e, em conjunto com a arquiteta Eleanor Raymond, criou a Dover House, na forma de um prisma triangular, utilizando uma mistura de sal com ácido sulfúrico, conseguiu manter a casa quente em dias frios.

20. Aquecimento central

Muito utilizado em países com invernos rigorosos, o aquecimento central é fundamental para manter as residências aquecidas e foi patenteado por Alice H. Parker em 1919. Entre as vantagens do sistema estavam a praticidade de não ter que armazenar madeira para fazer uma lareira, a propagação do calor por todo o ambiente através de ductos, a rapidez do aquecimento e maior segurança para a casa, reduzindo os riscos de ocorrerem incêndios.

21. Fraldas descartáveis

Marion Donovan patenteou, em 1951, uma fralda com exterior à prova de água, feito com cortinas de banheira. Marion acabou por vender a patente, por quase 1 milhão de euros, à corporação Keko, que, uns anos depois, criou um modelo totalmente descartável.

22. A escala de Apgar

A Dra. Virginia Apgar começou, em 1952, a avaliar recém-nascidos minutos após o seu nascimento para verificar se necessitavam de alguma intervenção urgente. Cerca de uma década depois, este método foi classificado como Apgar: aparência, pulso, careta (grimace, em inglês), atividade e respiração.

23. Impermeabilizador contra nódoas

Em 1952, a química Patsy Sherman criou um spray impermeável ao tentar remover uma nódoa que caíra nos sapatos da sua assistente. Sem alterar a cor dos materiais, este impermeável protege da água, óleos e outros líquidos. Sherman e o seu sócio, Samuel Smith, chamaram o líquido de Scothguard, sendo ainda hoje muito popular nos Estados Unidos.

24. Corretor líquido

Após várias experiências na cozinha de sua casa, Bette Nesmith Graham usou, em segredo, uma fórmula com corante branco para emendar os seus erros ortográficos. Em 1958, patenteou a marca Liquid Paper e, em 1979, a Gillete comprou a empresa por quase 40 milhões de euros.

25. Kevlar

O Kevlar refere-se a uma fibra sintética muito leve, mas cinco vezes mais resistente do que o ferro. Stephanie Kwolek foi quem, de forma acidental, a inventou, quando tentava aperfeiçoar uma fibra mais leve para os pneus dos carros. Conseguiu a patente em 1966..

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Em “Cacau”: Marco e Cacau assumem o namoro a dias de serem pais

Em “Cacau”: Marco e Cacau assumem o namoro a dias de serem pais

ULS precisam de meios para contratar psicólogos face à

ULS precisam de meios para contratar psicólogos face à "enorme carência"

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

Dânia Neto abre o álbum de casamento:

Dânia Neto abre o álbum de casamento: "Bolha de amor"

DS E-Tense Performance: Serão assim os superdesportivos do futuro?

DS E-Tense Performance: Serão assim os superdesportivos do futuro?

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

No dia em que celebra 50 anos, Victoria Beckham partilha imagens da infância e assume-se uma mulher feliz

No dia em que celebra 50 anos, Victoria Beckham partilha imagens da infância e assume-se uma mulher feliz

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

“Juntos temos mais impacto”: conversa com Paz Braga

“Juntos temos mais impacto”: conversa com Paz Braga

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

11 ideias para fazer neste fim de semana, em Lisboa e Almada

11 ideias para fazer neste fim de semana, em Lisboa e Almada

É o fim do mundo dos escritórios como o conhecemos, mas está tudo bem!

É o fim do mundo dos escritórios como o conhecemos, mas está tudo bem!

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Fed e BCE em direções opostas?

Fed e BCE em direções opostas?

Conheça a razão porque Letizia esteve sempre sentada na sessão de cumprimentos

Conheça a razão porque Letizia esteve sempre sentada na sessão de cumprimentos

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

"O Rapto": O Papa, rei e raptor, numa interpretação fabulosa de Paolo Pierobon

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

Extraterrestres podem ser roxos e não verdes

Extraterrestres podem ser roxos e não verdes

Semana em destaque: Musk volta a gritar

Semana em destaque: Musk volta a gritar "Carro autónomo", mas poucos acreditam

Conta-me como foi o 25 de abril

Conta-me como foi o 25 de abril

Catarina Gouveia junta amigas na Comporta para evento especial

Catarina Gouveia junta amigas na Comporta para evento especial

Consumo de queijo pode melhorar o foco, a atenção e até a capacidade de tomar decisões

Consumo de queijo pode melhorar o foco, a atenção e até a capacidade de tomar decisões

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Na CARAS desta semana, o casamento de sonho de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Na CARAS desta semana, o casamento de sonho de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Segurança Social: As propostas que podem mexer com a sua reforma

Segurança Social: As propostas que podem mexer com a sua reforma

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

JL 1396

JL 1396

Rir é com ela!

Rir é com ela!

Ministério convoca sindicatos médicos para primeira reunião negocial na sexta-feira

Ministério convoca sindicatos médicos para primeira reunião negocial na sexta-feira

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

PCP apresenta medidas para

PCP apresenta medidas para "inverter a degradação" do SNS

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Bioblitz: A festa que celebra a biodiversidade do Parque de Serralves

Bioblitz: A festa que celebra a biodiversidade do Parque de Serralves

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

As escolhas de guarda-roupa de Letizia e Máxima durante a visita do reis de Espanha aos Países Baixos

As escolhas de guarda-roupa de Letizia e Máxima durante a visita do reis de Espanha aos Países Baixos

Celebridades vestem-se a rigor para o desfile pré-outono 2024 da Dior, em Nova Iorque

Celebridades vestem-se a rigor para o desfile pré-outono 2024 da Dior, em Nova Iorque

No Porto, interiores com identidade clássica e conforto intemporal

No Porto, interiores com identidade clássica e conforto intemporal

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites