activa

Perfil

Estilo de Vida

Sabia que o Instagram tem uma ferramenta de apoio para pessoas em momentos delicados?

A pensar nos utilizadores que se debatem com a ansiedade, depressão e até mesmo pensamentos suicidas.

Activa.pt

O Instagram está de parabéns por uma funcionalidade que, embora não seja assim tão recente, é de grade importância e a maioria das pessoas não sabe que existe.

Há já algum tempo que se um utilizador pesquisar os hashtags #ansiedade, #suicidio ou #depressão na aba Explorar (aquela da lupa), aparece a opção "Podemos ajudar?"

"As publicações com palavras ou identificações que estás a procurar podem encorajar comportamentos agressivos ou violentos, e podem até provocar a morte. Se estás a atravessar um momento difícil, gostaríamos de poder ajudar," diz a mensagem.

D.R.

Ao clicar em 'Obter Suporte', a pessoa será reencaminhada para uma página na qual poderá entrar em contacto com um amigo ou alguém de confiança, voluntários de uma linha de apoio especializada, e até mesmo obter dicas e assistência a respeito do assunto.

Reprodução

A depressão é um tema bastante delicado e ninguém deve passar por isso sozinho, Se estiver nesta situação - ou conhecer alguém que esteja - converse com alguém ou procure ajuda junto a uma linha especializada.

Em Portugal, a SOS VOZ AMIGA apresenta-se como uma linha de apoio emocional que se disponibiliza a ajudar todos aqueles que se encontram em situações de sofrimento causadas pela solidão, ansiedade, depressão ou risco de suicídio.

Contactos:

21 354 45 45 (16h-24h)

91 280 26 69 (16h-24h)

96 352 46 60 (16h-24h)

Linha Verde gratuita: 800 209 899 (entre as 21h e as 24h)