activa

Perfil

Estilo de Vida

Especialistas apontam as 5 coisas que devemos dizer ao nosso parceiro diariamente

Para manter uma relação saudável e feliz, e ultrapassar obstáculos da melhor forma.

Activa.pt

skynesher

Todos sabemos que a comunicação pode ser dos tópicos mais complicados de qualquer relação. Quer seja por um dos parceiros preferir o silêncio quando há problemas, quer por não se sentir confortável com o modo de comunicar do outro, vários são os obstáculos causados por algo que é, no fundo, a grande base de um relacionamento. April Masin, especialista em relações, e Rachel Thomasian, terapeuta familiar e de casamento, falaram com a The Zoe Report e revelaram quais as cinco frases que devemos dizer com frequência ao nosso parceiro.

"És tão bom a..."

É essencial, numa relação, que haja mais elogios que críticas. E "uma das partes mais importantes é o modo como o seu parceiro se sente quando está consigo. Dizer-lhe o quão bom ele é a fazer determinada tarefa, irá aumentar-lhe a auto-estima", segundo Masini, e nós seremos as grandes culpadas disso. Rachel concorda, revelando que, muitas vezes, este tipo de elogio é mais poderoso que um simples "amo-te" - sobretudo, quando há algum tipo de dúvida na relação.

"Tenho muita sorte em estar contigo"

Masini destaca o facto de, na rotina diária, ser normal que haja pequenas discussões, quer seja acerca de tarefas domésticas, quer de coisas sem qualquer sentido, pelo que "quando tiramos um momento do dia para lembrar o nosso parceiro (e nós mesmas) do quão sortudas somos por estar com eles, estamos a beneficiar a nossa relação". De acordo com a especialista, este gesto faz com que seja mais fácil ultrapassar problemas.

"Tenho orgulho no que construímos juntos"

E se pensa que os elogios são só para ele, desengane-se. Thomasian refere que destacar o orgulho que sente no que construíram juntos, como equipa, é algo bastante importante, sobretudo para aumentar o sentimento de segurança na relação. "Isto aumenta a sensação de que estão nisto juntos - por um longo período de tempo. Há uma força em apontar o quão longe já chegaram e tudo o que atingiram juntos, bem como imaginarem objetivos futuros. Ambos cruam uma sensação de união, apreço e estabilidade", diz.

"Sinto-me segura contigo"

"As melhores relações trazem-nos um sentimento de conforto e segurança. Se sabes que podes chegar a casa, depois de um dia de trabalho enervante, e encontrar conforto no teu parceiro, não há maior presente", afirma Rachel. E que melhor maneira há de garantir que o outro sabe disto, que dizê-lo? Até porque este gesto "Pode fazer alguém sentir-se tão especial, e também mais esforçado em garantir esse sentimento de segurança de forma consciente", remata.

"Respeito-te e valorizo-te"

Nesta questão, Masini defende que é importante destacar o facto de considerarmos que o nosso parceiro é bom no que faz, a nível profissional, já que é um âmbito que ambos, com certeza, valorizam, e que ocupa grande parte do dia. "Aumenta a auto-estima e melhora a relação. Claro que gostamos de saber que nos acham atraentes, mas esse tipo de oportunidades é frequente. E esta é menosprezada, mas não devia", diz.

Por sua vez, Thomasian refere que "O respeito e apreço estão na base da sensação de que somos amados. Não há nada como alguém notar e referir aquilo que melhor fazemos. A partilha do modo como o outro veio melhorar a nossa vida pode marcá-lo e amenizar tempos mais difíceis, pelo simples facto de nos lembrarmos que somos valorizados".