activa

Perfil

Estilo de Vida

Estes fotógrafos de casamentos explicam como identificar se um casal vai ou não durar

Esteja atenta aos sinais!

Activa.pt

Peter Macdiarmid

Quem melhor que fotógrafos ou videógrafos de casamento - que já viram tantas pessoas dizer o 'sim', cortar o bolo, dançar, sorrir para as câmaras - para identificar os sinais de uma relação saudável? Pois bem, em resposta à questão direcionada a estes profissionais, "Já desenvolveram um sexto sentido para quais os casamentos que irão durar ou não? Quais as bandeiras vermelhas e verdes?, no Reddit, milhares deram a sua opinião.

Como exemplo de um sinal de uma relação pouco saudável, um dos videógrafos escreveu acerca do álcool: "a noiva ficou completamente bêbada e começou a dizer a toda a gente na festa (naquele susurro alto típico da bebedeira) que andava a ir para a cama com o irmão do recém-marido".

Mas o álcool parece ser o protagonista de outras histórias. Um guitarrista que tocava numa festa de casamento escreveu: "O noivo do tamanho de um gorila atacou-nos fisicamente quando parámos a música, mesmo já tendo ultrapassado o tempo do contrato em uma hora. A mãe puxou-o para trás e a noiva estava em lágrimas. Portanto, essa foi uma bandeira vermelha. Duraram apenas uns meses".

Outro sinal de alarme parecem ser as discussões acerca de pormenores: "Um casal viajou connosco até à Islândia para as fotografias de noivado. Lá, as opções de alojamento não são muito luxuosas. O noivo optou por uma casa de hóspedes pequena e a noiva ficou completamente alterada, reclamou a noite inteira. Depois vim a descobrir que se tinham separado um mês antes do casamento", escreveu outro profissional.

E quando uma pessoa tenta mudar a outra, o cenário pode também não ser o melhor. "Tento conhecer ambos com antecedência, para poder trabalhar com os seus hobbies e características únicas nos meus produtos. Houve um noivo que adorava poker, cerveja, cigarros, estar com os amigos, jogos, etc. Planeei uma cena em que ele estava com os amigos num salão antigo e via a noiva. Mas esta interrompeu e disse 'oh, ele não vai fazer mais esse tipo de coisas'. Coitado, ficou em silêncio enquanto eu planeava, constrangido, uma cena em que eles iam comprar um cão Yorkshire", revelou outro. Neste caso, já após casamento, o noivo informou o videógrafo que iria pedir um anulamento.

E se acha que não pode ser mais surpreendida, desengane-se. Parece que até a forma de cortar o bolo pode dizer muito acerca de uma relação. "Garanto que todos os casais que se separaram, esfregaram bolo na cara do companheiro, no casamento. Nenhum dos melhores casais o fez. Apenas a minha experiência estranha e engraçada. Talvez seja um sinal de respeito um para com o outro", pode ainda ler-se pelos comentários.

Mas importa também referir aquilo que pode indicar um casamento forte: "Ela sente-se confortável, é fácil pô-la a rir e a sorrir, e ele pode fazer pedidos como 'faz aquele olhar que me fizeste a semana passada, naquele sítio'. Têm piadas privadas e episódios divertidos para as suas memórias". Outro fotógrafo revelou que, num casamento, o vestido da noiva não chegou a tempo, pelo que o noivo decidiu despir o fato, vestir uma t-shirt larga e boxers, fazendo a companheira rir e passar de devastada a divertida. Diz ainda que, durante a festa, os dois estavam bastante descontraídos, apesar do contratempo.