activa

Perfil

Estilo de Vida

80% das pessoas faz isto no duche - e tem vergonha de admitir

É um dos hábitos mais comuns pela manhã.

Activa.pt

iStock

Ninguém fala sobre isso, mas pelos vistos é algo bastante comum.

De acordo com um inquérito de 2016 sobre os hábitos de higiene dos estadunidenses, levado a cabo pelo Angie's List, cerca de 80% dos participantes admite que já fez xixi no duche. Apesar de os primeiros pensamentos que nos vêm à cabeça sobre isto, provavelmente, não serem positivos, a verdade é que talvez não seja assim tão mau, visto que até há quem defenda que esta prática tem os seus benefícios.

Conheça alguns deles, abaixo.

grinvalds

É (mais ou menos) higiénico

Vamos começar pelo básico. "A urina é essencialmente um resíduo filtrado da corrente sanguínea. É composta por água, eletrólitos e ureia," explica o urologista Jamin Brahmbhatt à Men's Health.
Ao contrário daquilo que muitos pensam, a urina não é estéril: mesmo que uma pessoa seja saudável, a sua urina provavelmente contém baixos níveis de bactérias. Mas como há uma corrente constante de água a levar a urina para o ralo, "urinar no duche não representa nenhum risco significante de higiene," explica o Dr. Robert Glatter à mesma publicação.

É económico e amigo do ambiente

Em 2014, dois alunos da universidade de East Anglia, em Inglaterra, criaram a campanha Go with the Flow para inspirar os 15 mil discentes da instituição a urinarem durante o duche matinal. O movimento tornou-se mainstream, especialmente devido às estimativas impressionantes: num ano, a mudança de hábitos podia poupar ao campus 720 milhões de litros de água - o suficiente para encher uma piscina Olímpica 26 vezes - e cerca de 230 mil dólares em despesas relacionadas com água.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!