activa

Perfil

Estilo de Vida

Restaurante da semana: Degust'ar os sabores genuínos do Alentejo

Sim, aqui há pataniscas, das boas!

Sofia Martinho

Tem muita fama, mas muitas vezes, infelizmente, não tem o devido proveito. Falamos da gastronomia alentejana, tão valorizada no 'discurso público', mas que raras vezes tem direito a um 'tratamento' à altura nos restaurantes da moda, que respeite as origens de alguns dos sabores mais ricos do nosso país. Foi por isso que foi uma simpática supresa conhecer o espaço Degust’AR Lisboa, que acaba de abrir na Rua Latino Coelho, 63ª.

O responsável por trazer à mesa a autenticidade dos sabores alentejanas cabe ao Chef António Nobre - responsável pelas cozinhas dos Hotéis M’AR de AR em Évora, nomeadamente pelos restaurantes Degust’AR, Degust’AR Bistro e Sabores do Alentejo - numa experiência que privilegia o jogo de sabores e o cuidado na apresentação. Estão lá os sabores típicos – coentros e orégãos na dose certa - o afamado pão alentejano, as carnes e os peixes do rio, sem esquecer o azeite, elemento tão basilar a esta cozinha como o ar que respiramos.

Realce para o arroz de coentros "malandrinho" com pataniscas de bacalhau, o Ensopado de borrego à alentejana, as Migas de espargos verdes com lombinhos de porco ibérico, linguiça frita e laranja, a Sopa de cação (claro!), o arroz de pato, saboroso como poucos, ou a cabidela de galinha com arroz. Nos doces, lá brilha a encharcada conventual, o toucinho-do-cu e a obrigatória sericá à alentejana com ameixa de Elvas.

Num ambiente casual e elegante, com um serviço atento e uma excelente carta de vinhos, é um convite irrecusável para os amantes da boa comida.

O Degust’AR Lisboa tem preparadas quatro cartas distintas – carta de almoço, carta de bistro, carta de jantar, e ainda um menu de degustação – que convidam a degustar o melhor que o Alentejo tem.

O novo restaurante do centro da cidade está aberto de segunda a sábado, entre as 12h30 e as 23h30 e domingo, das 12h30 às 15h30.