activa

Perfil

Estilo de Vida

Beber café pode ser o segredo para uma vida mais longa

Esta é uma das principais conclusões de um estudo recente.

Activa.pt

Rawpixel

Temos boas notícias para quem não consegue encarar as suas manhãs sem uma dose de café: há mais um estudo a vosso favor, que diz que o hábito pode ser bom para a saúde.

O estudo "Association of Coffee Drinking With Mortality by Genetic Variation in Caffeine Metabolism," publicado na revista científica Journal of the American Medical Association (JAMA) em 2018, "fornece mais provas de que beber café pode fazer parte de uma dieta saudável e oferece tranquilidade aos consumidores" - especialmente no que à mortalidade diz respeito.

Os investigadores analisaram mais de 500 mil pessoas com idades entre os 38 e os 73 anos no Reino Unido, sendo que 380 mil delas bebiam café regularmente. O objetivo era estudar as correlações entre consumo de café e mortalidade com base no quão bem o corpo consegue absorver a cafeína. Isto engloba café em grão, instantâneo e, curiosamente, descafeinado.

VictoriaBee

Os resultados surpreendem até os maiores consumidores: os cientistas concluíram que o café estava inversamente relacionado com a mortalidade entre pessoas que bebiam de uma a oito (ou mais) chávenas de café por dia, mesmo para aquelas cujos corpos absorviam cafeína mais lentamente.

E as boas notícias não ficam por aqui. Outro estudo publicado no JAMA, em dezembro passado, concluiu que os participantes que bebiam quatro chávenas de café por dia tinham uma menor probabilidade de desenvolver rosácea, em comparação com aqueles que não bebiam café.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!