activa

Perfil

Estilo de Vida

Descubra como acabar com as manchas amarelas nas suas t-shirts de forma natural

E de uma vez por todas.

Activa.pt

D.R.

A transpiração é uma espécie de tinta invisível. Ela é segregada límpida e sem odor pelas glândulas sudoríparas, mas com os ingredientes certos torna-se visível (e malcheirosa).

"O alumínio usado na maioria dos antitranspirantes e desodorizantes é o que reage com o suor límpido e causa a descoloração,” explicam Gwen Whiting e Lindsey Boyd, cofundadoras do The Laundress, ao site da revista Prevention, acrescentando que o suor também pode ficar amarelado quando combinado com os óleos naturais do corpo humano.

Então, o que torna estas manchas mais difíceis de limpar que as outras?

Uma pessoa pode deixar cair café ou tinta numa peça mais que uma vez, mas é praticamente impossível que isso aconteça sempre no mesmo sítio. A transpiração, por sua vez, acumula-se sucessivamente no mesmo lugar - a zona das axilas. Com o passar do tempo, isso pode criar uma mancha particularmente difícil de eliminar.

A boa notícia é que a sua t-shirt favorita (ainda) não está condenada ao lixo. Com um pouco de conhecimento, a tarefa fica mais fácil. E a melhor notícia é que provavelmente não tem de comprar nenhum produto caro, porque tudo aquilo de que precisa já está na sua despensa.

✔️ O método do vinagre branco

É um produto de limpeza natural com muitas utilidades, incluindo a habilidade de remover as manchas nas axilas. Isto porque o ácido do vinagre degrada a sujidade acumulada nas roupas.

Para começar, misture quantidades iguais de vinagre branco e de água num alguidar ou no lava-loiças. Mergulhe a peça no líquido e deixe-o de molho entre duas a três horas. Depois, lave-a e esprema delicadamente o excesso de líquido.
O passo seguinte é misturar algumas gotas de detergente para a roupa com água quente, e usar uma escova dura como, por exemplo, uma escova de dentes, para esfregar a mancha. Passe a peça por água novamente e, por fim, lave-a na máquina como faria normalmente.

✔️ O método do amoníaco

O amoníaco é um produto de limpeza pesado, que é poderoso o suficiente para fazer frente à gordura presa no forno. Por isso, pode ser usado sem problemas nas manchas nas axilas.

Comece por combinar quantidades igauis de água e amoníaco, mais algumas colheres de sopa de detergente para a loiça num alguidar ou no lava-loiças. Mergulhe a peça no líquido e deixe-a de molho durante a noite. No dia seguinte, leve-a à máquina, como faria normalmente - não tente conseguir um branqueamento extra ao misturar amoníaco com lixívia, porque a mistura pode criar gases tóxicos.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!