activa

Perfil

Estilo de Vida

A forma como anda pode dar-lhe mais 15 anos de vida

É o que descobriu um estudo recente que analisou dados de quase 500 mil pessoas.

Activa.pt

A velocidade do seu passo pode aumentar o seu tempo de vida. Pelo menos é o que descobriu um estudo recente feito pela Universidade de Leicester, no Reino Unido. Os pesquisadores analisaram dados de quase 500 mil pessoas do Reino Unido durante 10 anos, e concluíram que pessoas que andam mais rápido vivem mais tempo do que as pessoas que têm o passo lento.

As mulheres que andam mais rápido têm uma expetativa de vida de 87 anos enquanto que as que têm o passo lento, chegam a uma expetativa de 72 anos. Já com os homens a diferença é ainda maior: os apressados chegam aos 86 anos, enquanto os que andam mais devagar atingem apenas os 64. A diferença mantém-se inclusive com homens e mulheres acima do peso ou com obesidade mórbida.

Porém, os resultados do estudo não significam que quem anda mais rápido vive mais. A pesquisa indica apenas uma co-relação: "Em outras palavras, as descobertas sugerem que talvez a aptidão física é um melhor indicador de expetativa de vida do que o índice de massa corporal, e que encorajar a população a iniciar caminhadas rápidas pode adicionar anos às suas vidas", disse ao site "Metro" o professor Tom Yates, da Universidade de Leicester.

Veja no vídeo: O que quatro fios de cabelo podem revelar sobre o seu estilo de vida!