activa

Perfil

Estilo de Vida

Nunca, mas nunca, deixe uma garrafa de água dentro do carro num dia quente

Avisam os bombeiros.

Activa.pt

Um funcionário da empresa do sector energético Idaho Power estava na sua hora de almoço quando reparou que saía fumo debaixo da consola cetral da sua carrinha. O culpado era tão inesperado quanto a situação.

"Olhei e notei que a luz estava a ser refratada por uma garrafa de água e começou a pegar fogo no assento," disse Dioni Amuchastegui num vídeo partilhado no Facebook da empresa.

O ocorrido mosta quão perigoso pode ser deixar uma garrafa de água dentro do carro num dia quente - o veículo de Dioni ficou com duas marcas de queimaduras no assento. E agora que estamos a aproximar-nos do verão, isto é algo a ter em mente.

Os bombeiros estadunidenses já avisam os condutores sobre este perigo. Num teste conduzido pelo quartel de Midwest City, no estado do Oklahoma, a luz do sol aumentada por uma garrafa de água chegou aos 121 graus Celsius, avança a estação televisiva KFOR.

"A luz do sol atravessa a garrafa, quando esta está cheia de líquido, e atua como uma lupa faria com a ótica normal," explica o bombeiro David Richardson. "Ela usa o líquido e o material transparente para desenvolver um feixe focado e, com certeza, pode causar um incêndio, uma combustão," acrescenta.

O risco de tamanho desastre acontecer é baixo, mas as autoridades dizem que levar a garrafa de água consigo quando sai do carro é a melhor forma de prevenir incidentes como este.