activa

Perfil

Estilo de Vida

A importância de haver um dia mundial dedicado ao bem-estar

Pela primeira vez, a Activa participou nesta iniciativa global que promete mudar a vida através do exemplo dado em apenas um dia.

Cláudia Sérgio

iStock

É o segundo sábado de junho e a equipa da Activa foi convidada a participar no Global Wellness Day, "Um Dia pode Mudar a Sua Vida", promete slogan desta iniciativa que foi recebida pelo Hotel Tivoli Marina Vilamoura. Curiosas com esta visão e dispostas a aceitar o desafio, fizemos as malas, fomos para o Algarve e entrámos numa onda global.

O que é o Global Wellness Day?
Logo à chegada, Tânia Peixoto, spa manager do Tivoli Marina Vilamoura, explica-nos que ficou rendida ao conceito desta iniciativa assim que a conheceu. Esteve num evento com a fundadora deste dia, Belgin Aksoy, e, motivada pelas suas crenças, procurou incluir Portugal nesta visão em que o bem-estar surge como potenciador de saúde, alegria e realização pessoal.

Somos apresentados ao manifesto do Global Wellness Day, movimento que existe desde 2012 e, aos poucos, está a chegar a todos os cantos do mundo. Nesta lista de directrizes, Belgin Aksoy diz que são apenas necessários sete passos para mudarmos a nossa vida. Como tal, neste dia, os participantes das atividades são sensibilizados a cada um deles e convidados a implementá-los no seu dia-a-dia. São eles:

- Caminhar durante uma hora;
- Beber mais água;
- Não usar garrafas de plástico;
- Ter uma alimentação saudável;
- Fazer uma boa ação;
- Jantar com aqueles que mais amamos;
- Deitar às 22 horas.

São estas as directrizes que, segundo Belgin Aksoy, podem tornar a nossa vida melhor. Neste dia mundial do bem-estar, somos sensibilizados para a importância de cada um, com o aviso de os devemos implementar aos poucos, de forma a torná-los uma rotina.

iStock

Colocar o manifesto em prática

Terminada a introdução a esta iniciativa, começamos a agir. No programa preparado pelo Tivoli Marina Vilamoura, e aberto ao público, somos convidados a começar com a prática da boa ação logo pela manhã. Ainda cedo, pegamos em sacos e vamos para a praia para uma caminhada consciente. O objetivo é andar, apreciar a vista e a brisa marítima, mas também apanhar o lixo encontrado no areal. No final, os sacos ficam cheios de garrafas de plástico, vidros partidos, beatas de cigarro, embalagens vazias, plásticos, restos de corda, entre outros desperdícios. É fácil refletir na diferença que podemos fazer no ambiente através de simples ações. Temos a certeza que deixámos a praia mais bonita e segura naquele dia, por isso fizemos a diferença. Uma ação que pode, facilmente, ser repetida ao longo da época balnear.

Realizada esta ação, somos somos recebidos no roof top do hotel com snacks saudáveis e águas aromatizadas refrescantes. Um recuperar de energias necessário para o que vem a seguir. É que depois de cuidarmos do ambiente, é altura de cuidar também do nosso corpo. Com uma vista privilegiada para o mar e para a marina, iniciamos um circuito de exercícios de crossfit. O esforço físico é amenizado pelo convívio que já está instalado e pela boa disposição de todos.

Concluída a série de exercícios mais intensos, experimentamos uma aula de Recharge, atividade que engloba exercícios de Tai Chi, Pilates e Yoga. Sentimos os músculos a relaxarem, a alongarem e as energias a serem repostas. Para terminar em grande, o spa do hotel disponibiliza massagens de cadeira que retiram toda a tensão acumulada.

Ao longo da realização destas atividades, é bom ver como as crianças também foram incluídas. O entusiasmo em "salvar o planeta", seguida pela alegria em participar em atividades própria que lhes estavam preparadas permitem que este dia seja apropriado para famílias.

Terminado o programa, fica a sensação de que este realmente é um dia diferente e especial. Somos despertados para a consciência do bem-estar como relação que temos connosco, com os outros e com o planeta, e para a importância de cuidar de tudo isto.

DR

Neste espírito de bem-estar, aproveitamos o resto do dia com maior leveza. O local leva-nos a um almoço à beira-mar, seguido por uma tarde relaxante. As atividades da manhã estão muito presentes na mente e fazem-nos desejar continuar a ser diferença para o que nos rodeia e a termos uma melhor relação com o nosso corpo. Foi apenas um dia, mas o suficiente para nos recordar no quão mais leve a vida pode ser se fizermos algumas escolhas diferentes e tomarmos pequenas ações que podem provocar um impacto positivo no que nos rodeia.

O Tivoli Marina Vilamoura uniu-se a esta iniciativa global pela primeira vez este ano, e mostra intenções de repetir nos próximos anos. Como tal, em 2020, no segundo sábado de junho, cá estaremos à espera pela repetição destes momentos de bem-estar.