activa

Perfil

Estilo de Vida

5 estratégias para ser mais feliz no local de trabalho

Se faz parte das estatísticas de pessoas infelizes no emprego, este artigo é para si.

Activa.pt

fizkes

Perante as estatísticas que, cada vez mais, denunciam pessoas infelizes no trabalho, bem como as tentativas falhadas de as empresas integrarem os funcionários em palestras ou workshops sobre saúde, a Women's Health decidiu juntar-se ao Linkedin, de modo a entender quais as verdadeiras tendências com um impacto positivo no local de trabalho. E as descobertas não poderiam ser mais interessantes.

1 - Levar o amigo de quatro patas

Uma empresa com uma política "amiga dos animais" é um dos principais fatores a determinar a felicidade no trabalho. O resultado? Menor ansiedade, maior produtividade por parte dos funcionários. Empresas como a Amazon ou a Nestlé Purina têm já estas estratégias bem delineadas, com espaços próprios para os peludos.

2 - Pausas para exercício físico

Sim, há empresas que levam este tópico à risca, criando espaços próprios para atividades físicas, para que não seja obrigada a sair do edifício. Toda a gente sabe o quão importante é ter uma rotina diária de exercício, e escritórios como o da Reebok, em Boston, ou o da Unilever, em Englewood Cliffs, já deram os primeiros passos.

3 - Apoiar recém-mamãs

Esta é uma das políticas a que mais mulheres dão valor, quando procuram um emprego. Empresas como a Netflix ou a Bill & Melinda Gates Foundation deram, recentemente, licenças de maternidade de 52 semanas pagas a recém-mamãs e papás. Mas há outros a ir mais longe, ajudando, ao máximo, em todo o processo, desde o início da gravidez, com tratamentos de fertilidade (aplausos para a Spotify), por exemplo, ao início da creche, com espaços próprios nas empresas (Google e Patagonia, por exemplo).

4 - Redução do stress

De acordo com o Linkedin, 52% dos trabalhadores consideram o seu emprego stressante. E isto justifica o facto de, cada vez mais, serem valorizadas as políticas de redução do stress. Desde salas de meditação a incentivos para que os funcionários desenvolvam as suas paixões, várias são as formas de mantê-los menos ansiosos.

5 - Maior flexibilidade

Ter um emprego das nove às cinco, de segunda a sexta, pode ser complicado para várias pessoas. Desde levar os filhos à escola, a ter de os entreter nas férias escolares, ou mesmo uma simples consulta podem tornar-se grandes dores de cabeça. Ter a opção de trabalhar de casa quando necessário ou mesmo adaptar o seu horário laborar às suas necessidades são algumas das políticas já adaptadas por certas empresas, tais como a Accenture ou a Agios Inc.

E quando a empresa em que trabalha não tem este tipo de políticas (nem estão previstas para breve)?

Nestes casos, hábitos como mover-se mais - quer seja a fazer mais pausas para beber café, para ligar a algum familiar ou amigo, ou mesmo para ir à casa de banho -, ter um(a) colega com quem possa falar e estar nas pausas, ou mesmo almoçar ou lanchar na rua (ou perto de uma janela) podem ajudar a que se sinta mais animada.

Veja também: 5 coisas que pode fazer para que 'aquela altura do mês' seja mais agradável

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!