activa

Perfil

Estilo de Vida

As flores frescas podem fazer maravilhas pela saúde

Descubra como.

Activa.pt

davidf

Além de ser um gesto atencioso, enviar flores à sua amiga que está doente ou anda triste pode ser bastante benéfico para a saúde dela.

A American Society for Horticulture Science, a maior organização dedicada ao avanço de todas as facetas da investigação, educação e uso prático da horticultura, decidiu avaliar se as plantas têm influências terapêuticas em pacientes cirúrgicos. Para tal, os responsáveis pelo estudo distribuíram 90 pessoas sujeitas a tratamentos ou cuidados médicos por dois quartos, um com e outro sem plantas.

A principal conclusão? Aquelas que tiveram contacto com elementos do reino da natureza apresentavam uma pressão arterial e frequência cardíaca mais baixas, bem como menos relatos de dor e fatiga, e mais sentimentos positivos e de satisfação com o seu quarto do que os pacientes do outro grupo. Com base nesta descoberta, os autores sugerem que as flores devem ser "medicina complementar" para pacientes em recobro.

Os buquês de flores também podem ajudar-nos a sentirmo-nos menos stressados, diz um estudo publicado na revista científica Complementary Therapies In Medicine. Os investigadores deram um vaso de rosas frescas a mulheres "com idade universitária", para que estas as colocassem nos seus quartos e verificaram que os objetos de estudo se sentiam mais relaxados e livres de stress do que antes.

Haverá melhor desculpa para oferecer um buquê - ou seis - a si mesma?

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!