activa

Perfil

Estilo de Vida

Será que dar um tempo na relação pode ser saudável?

Um tópico que divide opiniões.

Activa.pt

knoppper

Qualquer relacionamento pode ser comparado a uma montanha russa - uns, com maior "altura" que outros. Ao longo da vida em casal, vão surgindo vários desafios que podem chegar a pôr em causa os sentimentos que nutrem um pelo outro. Nestes casos, muitas vezes carregar no botão de "pausa" pode ser uma solução (ainda que mal vista pela maioria). Afinal, é saudável fazê-lo? A PureWow falou com a especialista em relacionamentos Jenna Birch e eis o resultado:

1. Fixar um prazo e focar-se em si próprio

As pausas não deviam ser indefinidas. Se decidirem separar-se por uns tempos, definam uma data para voltarem a entrar em contacto. Qualquer coisa entre duas a quatro semanas com pouco ou nenhum contacto é um bom começo, embora possa durar mais", refere. Além disso, Birch não aconselha estar com outras pessoas, mas si focarem-se em si próprios, de modo a resolverem assuntos pessoais, traumas, o que seja que possa estar a afetar a convivência a dois.

2. Porque devemos "dar um tempo"?

"Uma pausa bem sucedida permite-nos várias coisas. Primeiro, podemos focar-nos no problema sem sentir o peso constante de que o nosso parceiro está desapontado. Segundo, descobriremos realmente o quanto sentimos a falta do outro. Se passam semanas e não sentimos quaisquer saudades, ou se formos mais produtivos e felizes sem ele, talvez seja tempo de terminar a relação. Uma outra hipótese é a falta do outro nos fazer perceber como podemos melhorar a nossa vida, e voltarmos à relação com um novo compromisso de comunicação, amor e equilíbrio no meio das obrigações", afirma Jenna. No fundo, ganhamos uma nova perspetiva.

3. Quando fazer uma pausa?

"Devemos considerar uma pausa quando perdemos perspetiva da relação ou há algo a impedir-nos a nós ou ao nosso parceiro de dar à relação o tempo e atenção que merece", diz a especialista, dando como exemplos uma grande mudança profissional ou o facto de terem iniciado a relação quando eram muito novos. "Por vezes, temos de mudar a perspetiva para termos uma melhor visão daquilo que temos", acrescenta.

4. Quando é que dar um tempo é uma má ideia?

Quando um dos membros do casal quer "experimentar" coisas novas e conhecer outras pessoas, quando existe histórico de traições - já que o outro ficará sempre inseguro - ou quando já existiu uma pausa no passado. Nestes casos, é possível que os motivos que levam à separação sejam mais da "raíz" do relacionamento do que influenciados por fatores externos, pelo que um término definitivo é mais aconselhado do que apenas uma pausa. Caso não lhe agrade este cenário, podem experimentar procurar um terapeuta de casal e tentar resolver os problemas.

Dicas para uma pausa bem sucedida:

1. Definir uma data e horário no qual voltarão a entrar em contacto para discutir a relação.

2. Ter consciência daquilo que motivou a pausa.

3. Ter um diário e escrever nele todos os dias, apontando estados de espírito, a forma como se sente.

4. Coloque-se em primeiro lugar - adote hábitos que a façam sentir bem (mesmo que tenha de se forçar para tal).

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!