Para nós, comuns mortais, as redes sociais servem para partilhar momentos do dia-a-dia. Mas para as modelos é um verdadeiro negócio. De acordo com o CR Fashion Book, elas podem arrecadar milhares por partilhar uma simples imagem.
“Com certeza os diretores de casting pedem modelos com mais de ‘X’ seguidores, e depois pedem especificações de talento”, revela Jennifer Powell, da angência Next Models, que gere o talento das redes sociais. “Especialmente para campanhas e projetos maiores”, acrescentou.
Segundo Frank Spadafora, fundador e CEO da D’Marie Archive, um grupo analítico que ajuda a avaliar e valorizar o poder de uma manequim nas redes sociais, Kendall Jenner, Cara Delevingne e Gigi Hadid, as três melhores classificadas, “atualmente estão avaliadas entre 125 e 300 mil dólares por cada post”, acrescentando que se “se quer chegar ao público de uma modelo, tem que se pagar uma taxa adicional alta por isso”.
O grupo seguinte, composto por outras caras familiares como Karlie Kloss, Behati Prinsloo e Miranda Kerr, ganha entre 25 e 50 mil dólares por cada publicação no Facebook, Twitter, e Instagram, de acordo com Spadafora.
Estas modelos capitalizam além das campanhas, criando um valor a longo-prazo através da construção de um portfolio interativo digital, no qual dão um vislumbre daquilo que comem e onde fazem compras. Em troca, os fãs ficam cada vez mais engajados, o feed torna-se mais valioso e as marcas vêm maiores retornos sobre os investimentos sociais.