activa

Perfil

Filhos

Crianças: quando começar a dar semanada?

Muitos pais desesperam perante esta questão: quando é que lhe deve passar a primeira quantia semanal para as mãos?

ACTIVA

"A atribuição de semanada deve iniciar-se na idade escolar, a partir dos seis anos, pois é nesta idade que a criança começa a fazer a conservação numérica, no período das operações concretas", aconselha a psicóloga Ana Paula Nunes. Se ele gastar tudo logo no primeiro dia, não ceda a pressões e não lhe vá encher os bolsos novamente. Terá de aprender de que quanto mais gastar, menos dinheiro terá para comprar as coisas que quer.

Para a especialista "é importante que a criança saiba que não é necessário ser muito rico para ser feliz, e que não saber administrar os seus rendimentos pode ser desastroso. A forma com que a criança aprende a lidar com dinheiro vai ser um modelo, que se perpetuará o resto da vida." Se lhe ensinar de que quando ele já perdeu interesse em alguma objecto pode doá-la a instituições de caridade, a carenciados, estará a contribuir para que o seu filho seja um adulto solidário e respeitado.

Há coisas que deverá ter em conta, tais como quem o material escolar, roupa, presentes de Natal ou de aniversário deverão ser considerados antes de se estipular o valor da mesada ou semanada. Se ficar a leitora encarregue da compra destes produtos, o valor da mesada deverá ser mais restrito, se ficarem a cargo deles, por isso não se esqueça de contar com estes 'extras' no valor final.

Os primeiros trocos

Antes da atribuição da primeira semanada ou mesada deixe que o seu filho entre em contacto com o dinheiro. Como as crianças são curiosas é normal que elas queiram brincar às compras e façam perguntas sobre o que é o dinheiro e qual a sua importância. Vá apresentando o 'maravilhoso' mundo das finanças... caseiras.

Aos dois anos - Mostre-lhes moedas de diferentes tamanhos e de cores, assim como notas.

Com mais de três anos - Quando fizer a lista do supermercado, chame-o e faça-a em conjunto com ele. Diferencie entre as coisas caras e as mais baratas, só com exemplos práticos eles assimilarão o preço das coisas. Poderá começar a dar-lhe uma pequena semanada para lhe incutir o sentido de responsabilidade.



A partir dos dez anos - Poderá começar a dar-lhe uma pequena mesada, mas lembre-se de que a educação financeira leva o seu tempo. Não se sinta frustrada se o seu filho não tiver habilidade financeira suficiente.









    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!