activa

Perfil

Filhos

Otites nas crianças: saiba mais sobre esta doença

As otites são uma das causas mais frequentes de visita ao pediatra na infância. Saiba o essencial sobre esta doença.

Bárbara Bettencourt/ACTIVA

As otites podem causar grande desconforto e se na maior parte das vezes não têm grande gravidade, também podem assumir contornos mais sérios. Por isso, é conveniente saber o essencial sobre esta afecção dos ouvidos e ir ao pediatra assim que suspeitar dos primeiros sintomas.

Até aos quatro anos é relativamente vulgar as crianças sofrerem de algum tipo de otite, algumas até todos os anos. No caso dos bebés nem sempre é fácil detectá-las mas desconfie se o vir a mexer constantemente no ouvido e notar alguma mudança de humor e irritabilidade, ou mesmo febre.

As otites podem ser causadas por vírus ou bactérias. A maior parte é viral e não deve por isso ser tratada com antibióticos, mas só o médico (o pediatra ou ootorrinolaringologista) poderá fazer o diagnóstico correcto. Isto é especialmente importante para evitar que uma otite aguda se torne crónica, caso em que poderá causar um défice permanente no canal auditivo da criança e interferir no desenvolvimento normal da sua linguagem.

Nunca é demais lembrar que o cerume existe como medida de protecção aos ouvidos e não deve ser removido com cotonetes.

Tipos de otite

- Otite externa - Consiste na inflamação da pele do ouvido externo. Geralmente é devida a uma infecção por bactérias causada por excesso de humidade, entrada de água (se andam na natação, por exemplo) ou outras substâncias irritantes, ou o mau uso de cotonetes que empurram o cerume para dentro do canal auditivo facilitando a retenção de água o que incentiva a proliferação de bactérias e fungos. É muito dolorosa.

- Otite média - Aqui a infecção é da mucosa do ouvido médio. Geralmente é devida a uma complicação infecciosa das vias aéreas (gripes, sinusites, rinites alérgicas, etc). Costuma ser acompanhada por febre mas não é visível a olho nu qualquer alteração externa nem há dor à compressão dos ouvidos.

- Otite interna - É a mais grave, atinge os canais semi-circulares e pode até causar transtornos do equilíbrio já que o ouvido interno é responsável pelo nosso sentido espacial.