activa

Perfil

Filhos

10 Dicas para pais brincarem mais com os filhos

A psicóloga clínica Cecília Galvão, Psicóloga Clinica – Especialista no Desenvolvimento da Criança, deixou-nos 10 dicas para brincarmos mais (e melhor) com os nossos filhos!

Trina

Mesmo que a criança tenha a capacidade de se divertir sozinha, a participação dos pais nas atividades é essencial para o desenvolvimento da criança e para a relação entre pais e filhos: os laços serão reforçados e os pais ainda poderão compreender melhor o universo dos seus filhos.

Não nos podemos esquecer que o “brincar” é essencial para o desenvolvimento das crianças, sendo que o valor da brincadeira não pode e não deve ser subestimado.

É essencial brincar, não só para que as crianças cresçam mais saudáveis e equilibradas, mas também porque brincar é algo que também faz bem aos pais. Muitas vezes, os pais não têm tempo para os filhos e, é exatamente por isso, que é necessário inclui-los no tempo que têm e nas atividades que têm de fazer.

Partilhamos agora 10 dicas para que o tempo seja otimizado e para que os pais consigam brincar com os filhos…mesmo que cheguem a casa mais cansados!

  1. Arrume a casa – sim, é verdade! Se tem de arrumar a casa, porque não pede o apoio ao pequeno ajudante lá de casa? Peça-lhe para organizar os objetos desarrumados por cores ou categorias e para coloca-los em locais diferentes.
  2. Dê um passeio – se estiver bom tempo e tiver um parque perto ou viver num bairro calmo, dê um passeio de 30 minutos com o seu filhote. Fale com ele sobre o seu dia, leve-os às cavalitas. O importante é passarem tempo juntos.
  3. Cozinhar a dois ou a mais! – sabia que as crianças adoram pôr a mão na massa? Mesmo que não pareça, assim que colocam a primeira vez, querem repetir! Tudo o que é rotina para os pais, pode ser um divertimento para os mais pequenos. Tenha apenas em atenção os utensílios que utiliza.
  4. Jogue à Prova-Cega – as crianças são curiosas e adoram saber tudo. Porque não vendar-lhes os olhos e fazê-los provar alguns alimentos. O desafio? Tem de adivinhar o que está a provar.
  5. Do It Youself – muitas vezes puxar pela imaginação é a única coisa necessária. Aquelas caixas de ovos, rolos de papel higiénico, entre outros materiais podem ser reutilizados para construir brinquedos novos.
  6. Criem a vossa história – todos os dias, antes de ir dormir, porque não constroem um bocadinho de uma história? Só precisam de definir o tema e dar asas à imaginação. Vá escrevendo todos os detalhes et voilá, tem um livro único e exclusivo da família.
  7. Aposte em brincadeiras express em casa – porque não brincar ao esconde-esconde ou à caça ao tesouro? Peça ao seu filho para descobrir um objeto, que para ele será um tesouro, e será uma verdadeira festa lá em casa quando o encontrar!
  8. Faça exercício em família – faça uma competição saudável. Vistam o fato de treino e façam um treino muito simples de apenas 10 minutos. É divertido e ainda podem terminar a atividade com grandes risos e cócegas à mistura!
  9. Construa um Puzzle – deixe o seu filho escolher um puzzle que goste e iniciem juntos essa construção. Todos os dias construam um bocadinho mais.
  10. Surpreenda-o – muitas vezes as crianças estão fechadas no seu mundo, seja a ver TV ou a jogar num computador. Por isso devem ser surpreendidas pelos pais. Coloque uma música que eles adoram e dance com eles. São 4 minutos de pura diversão e brincadeira.