iStock_82413295_MEDIUM.jpg

KQconcepts

O seu bebé não dorme nem deixa dormir, não lhe consegue pegar ao colo sem que ele desate num pranto. E sabe que não são cólicas nem os dentes, o pediatra assegura-lhe que não há nada de errado com a saúde dele. O que se passa, afinal?
Se o cenário lhe é penosamente familiar, saiba que não está sozinha. Foi a pensar nestes pais “desesperados, que já não sabem a quem recorrer”, que a Unidade da Primeira Infância (UPI) do Hospital D. Estefânia (Lisboa) criou a Consulta do Bebé Irritável, já há cerca de 10 anos. “É a pedopsiquiatria que pode oferecer cuidados mais diferenciados nesta área”, explica o pedopsiquiatra Pedro Caldeira da Silva, responsável pela coordenação desta consulta. Achámos que era uma área muito desprotegida. As pessoas queixavam-se muito mas ninguém ligava e diziam: ‘é uma fase, isso passa’. Também queríamos combater o estigma ligado à saúde mental, abrindo consultas com uma designação mais aproximada das dificuldades das crianças.”
A criança deve ser observada primeiro por um pediatra para excluir a existência de qualquer outra doença. Os bebés podem chegar ali reencaminhados pelos serviços de saúde, mas muitos contactos já se fazem por iniciativa direta dos pais e sem necessidade de burocracias. “É um serviço muito humano”, diz o pedopsiquiatra.
A UPI trata cerca de 200 novos casos todos os anos. Trabalha em parceria estreita com a consulta de desenvolvimento do D. Estefânia. “Para além dos bebés silenciosos e irritáveis, há ainda crianças com problemas alimentares ou problemas do desenvolvimento. A diferença em relação às consultas de desenvolvimento é que acompanhamos as crianças. Elas não vêm cá só para serem avaliadas a cada seis meses. Se for necessário faz-se apoio à interação entre pais e criança, intervenção direta com a criança, articulação com a escola.”

O que é um bebé irritável?
“É aquele que os pais acham que é irritável, tendo em conta aquilo que acham que é expectável e que aguentam”, diz-nos Pedro Caldeira da Silva. Assim descrito, pode parecer inespecífico, concorda, mas os profissionais têm técnicas especiais para investigar os mistérios destes bebés. “Muito frequentemente estes bebés têm dificuldades do sono, acordam muitas vezes de noite e choram muito. Dormem mais durante o dia que de noite e depois têm dificuldade em regular os ritmos da alimentação. Depois, tudo começa a correr mal na relação com o bebé.
As crianças começam a chegar à consulta por volta do quinto ou sexto mês, até fazerem um ano, em média. “Naturalmente, os pais resistem a ir ao psiquiatra com um bebé. Mas são os pedopsiquiatras que estudam e sabem como os bebés conhecem e registam o mundo, os seus estímulos sensoriais e emocionais.”

Mães deprimidas, filhos irritáveis
Às vezes, esta irritabilidade inexplicável pode querer dizer que alguma coisa não está bem com um dos pais, observa o pedopsiquiatra. “A razão mais frequente é a depressão materna, ou a pós-parto ou aquela que já vinha de antes – foi a conclusão a que chegámos, depois de analisarmos os primeiros 60 casos. Por outro lado, estes bebés com temperamento difícil também são causa de depressão das mães, por isso acaba por se tornar numa interação nos dois sentidos.”
Noutros casos, os bebés sofrem de Perturbação Regulatória do Processamento Sensorial. “Reagem de forma diferente a estímulos sensoriais como os sons, o movimento ou o toque. Estímulos que são banais para a maior parte dos bebés são excessivos para outros, mais hipersensíveis. Há bebés que não gostam de ser balançados, outros têm uma sensibilidade especial no tato e ficam muito desconfortáveis com determinadas roupas. Aquilo que é um ruído normal para um bebé pode ser muito assustador para outro.” Até existem aqueles que não gostam de ser pegados ao colo. “Não é por não gostarem das mães; têm é uma hipersensibilidade no aparelho vestibular (que dá a sensação do equilíbrio). Mesmo que lhes pegue de forma normal, pode ser muito depressa para ele. O bebé tem que antecipar esse gesto – ou que vai mudar a fralda ou tirar a roupa. É importante que tudo seja compreensível para ele e que o nível de estimulação seja adequado. Se for demasiado intenso e imprevisível, ele começa a elaborar a ideia de que o mundo é assim: perigoso, imprevisível, catastrófico.”

Conversas com bebés
Como se faz o diagnóstico de algo que não é uma doença orgânica, numa criança que não fala? “Os pais conhecem muita coisa dos seus bebés, mas muitas vezes não conseguem estabelecer padrões para o comportamento deles e nós ajudamos a percebê-los – a altura do dia em que acontecem mais, o que resulta melhor e pior. Há toda uma ‘conversa’ que os bebés têm connosco e que estamos treinados para observar: se desviam o olhar ou não, a forma com sorriem (ou não), como reagem à aproximação de outra pessoa, ao toque, à estimulação multissensorial. É um trabalho de tentativa e erro, mas vamos conduzindo as observações segundo as hipóteses que temos.”
Em média fazem-se seis consultas até resolver ou minorar os problemas. “Podem ser mais, mas podemos dizer que a intervenção é bastante eficaz.”
O tratamento pode passar por reduzir os estímulos à volta do bebé, mas muitas vezes são os pais que precisam dele, diz o pedopsiquiatra. “A maior parte das vezes, é pela palavra e aconselhamento de aplicação de estratégias para lidar com o bebé, tentando perceber as dificuldades, as ansiedades que ele desperta nos pais, o que representou a chegada de um filho na sua vida, o seu bem-estar.”

Os misteriosos bebés silenciosos
Do outro lado da trincheira dos bebés difíceis estão aqueles que são tão caladinhos e quietos que os pais acham que têm um projeto de santo em casa. E esse é o problema, diz Pedro Caldeira da Silva. “Tratamos muitas crianças com perturbações da relação e da comunicação, no espectro do autismo. Estas crianças preocupam-nos porque passa cerca de um ano desde o período em que os pais começam a notar alguns sinais e a altura em que eles são referenciados para uma primeira consulta. E esse ano é crucial no tratamento.”
Para chamar a atenção dos pais e de outros profissionais de saúde para estes casos, a UPI criou a Consulta do Bebé Silencioso há cerca de 5 anos. “Não queremos alarmar os pais. Pode ser uma perturbação mais grave, ou não.”
Para além das doenças do espectro do autismo, há mais causas para esta falta de resposta a estímulos. “Pode tratar-se de um bebé sub-reativo (que precisa de muito mais estímulos), ou que sofra de uma depressão major. Também pode ter um défice auditivo e não interagir porque não ouve bem.”

Sinais de alerta
“O mais evidente é a criança chegar aos dois e não falar. Esperam até aos 2 anos e meio e só depois vão à consulta. Mas antes desse sinal há um conjunto de outros, mais discretos, nos quais nem os técnicos de primeira linha reparam, muitas vezes: evitamento do olhar, não responder ao nome, não apontar nem seguir o apontar do outro, não ter partilha afetiva (não partilhar alegrias ou tristezas), não ter atenção conjunta (não se interessar por aquilo que os outros se interessam), não vocalizar nem chamar.
A deteção precoce é crucial. Os pais já estão mesmo mais alerta para este ‘silêncio’ anormal dos seus pequenos. “Começam a chegar à consulta bebés com um ano ou ano e meio, o que é ótimo pois ganhamos imenso tempo de intervenção numa altura crítica, em que o cérebro ainda se está a formar. Ainda se estão a estabelecer ligações entre células cerebrais e a escolher, biologicamente, as vias de comunicação que se vão estabelecer no cérebro daí para a frente – e a experiência do bebé influencia isso.” Estes casos podem justificar um seguimento de anos, dependendo da gravidade de cada caso. Mas com tratamento precoce estas crianças podem ter uma evolução tão positiva ao ponto de eventualmente ultrapassarem este diagnóstico de perturbação. “A experiência que temos é de que as crianças que começam a fazer tratamento antes do ano e meio têm uma evolução mais positiva.”

CONTACTOS ÚTEIS
Consulta do bebé irritável e do bebé silencioso – Unidade da Primeira Infância do Hospital Dona Estefânia. tel. 218.530.733

Mais no portal

Mais Notícias

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Marta Melro desfruta do bom tempo na praia com a filha

Marta Melro desfruta do bom tempo na praia com a filha

JL 1396

JL 1396

Sonos lançar uma aplicação “totalmente renovada”

Sonos lançar uma aplicação “totalmente renovada”

Xiaomi Watch S3 em análise: Companheiro de pulso

Xiaomi Watch S3 em análise: Companheiro de pulso

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Fed e BCE em direções opostas?

Fed e BCE em direções opostas?

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

25 imagens icónicas do momento que mudou o País

25 imagens icónicas do momento que mudou o País

Antù: Um lugar aberto a várias artes no Porto

Antù: Um lugar aberto a várias artes no Porto

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Mello, Espírito Santo e Champalimaud. O Estado Novo e as grandes fortunas

Mello, Espírito Santo e Champalimaud. O Estado Novo e as grandes fortunas

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Em “Cacau”: Lalá apanha Simone e Sal a roubá-la e é presa

Em “Cacau”: Lalá apanha Simone e Sal a roubá-la e é presa

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Rir é com ela!

Rir é com ela!

Corsair M75 Wireless: 29 gramas fazem a diferença?

Corsair M75 Wireless: 29 gramas fazem a diferença?

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Portugal visto pelos estrangeiros

Portugal visto pelos estrangeiros

Carla Andrino e o marido brilham no casamento de Dânia Neto

Carla Andrino e o marido brilham no casamento de Dânia Neto

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

Celebrar a Liberdade no imenso palco do Festival Dias da Dança

Celebrar a Liberdade no imenso palco do Festival Dias da Dança

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Princesa Amalia elege sofisticado

Princesa Amalia elege sofisticado "look" no adeus aos reis de Espanha

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

Rita Patrocínio revela

Rita Patrocínio revela "onde gostava de um dia viver"

Morreu o jornalista Pedro Cruz

Morreu o jornalista Pedro Cruz

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites