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De quantas horas de sono precisa o seu filho?

Há cada vez mais estudos a mostrar os efeitos dos maus hábitos de sono nas crianças. O preço é alto, sobretudo para as raparigas

Bárbara Bettencourt

Muitas vezes, pode ser tentador deixar as crianças ficar a pé até mais tarde em nome do convívio familiar, mas essa opção tem custos altos no seu desenvolvimento, é o que dizem cada vez mais estudos. Ter hábitos de sono irregulares afeta a capacidade de aprendizagem, mais ainda do que dormir poucas horas, a crer numa investigação feita por cientistas da University College of London, em 2013. Os pesquisadores analisaram o desenvolvimento cerebral em 11 mil crianças dos três aos sete anos e perceberam que as que nunca tinham tido horários regulares para dormir tinham maiores dificuldades matemáticas, de leitura e de raciocínio abstrato. E as raparigas mostraram ser as mais afetadas. Conclusão: é preferível manter a rotina na hora deitar e acordar mais cedo, apostando no convívio ao pequeno almoço.

Um sono pouco reparador
Distúrbios, como ressonar, ter apneias de sono ou simplesmente respirar pela boca durante a noite dão origem a um sono menos reparador, o que também tem sido associado a um menor desenvolvimento cerebral, menor peso e crescimento e mais propensão para comportamentos ansiosos e agressivos, a crer noutro estudo publicado na revista norte-americana Journal of Pediatrics, em 2012. É importante diagnosticar e tratar logo aos primeiros sinais, sem desvalorizar. Obesidade, adenoides e desvio do septo nasal são algumas das causas possíveis para estes problemas de sono.

A (verdadeira) causa
Os problemas de sono são frequentes entre os dois e os seis anos e podem ser confundidos com a Perturbação Hiperativa com Défice de Atenção, mais conhecida como hiperatividade. Esteja atenta a sinais de cansaço, inquietude e problemas de concentração durante o dia e despiste eventuais distúrbios de sono antes de procurar outras causas, como esta. É normal que ao estarem mais cansadas as crianças se mostrem mais sonolentas e irritadiças durante o dia.

SABIA QUE... 10% das crianças ressonam, o que pode afetar o seu dia a dia.

Para bem dormir:

• Evite os ecrãs 1 hora antes de deitar. TV, iPad, telemóveis, consolas...

• Mantenha uma hora de deitar consistente. As rotinas são fundamentais.

• Crie um ritual. Um banho quente e uma história fazem a diferença.

De quantas horas de sono precisa o meu filho?

3 A 11 MESES: 14 a 15 horas de sono intercaladas

1 A 3 ANOS: 12 a 14 horas de sono intercaladas

3 A 5 ANOS: 11 a 13 horas de sono

5 A 10 ANOS: 10 a 11 horas de sono

10 A 12 ANOS: 9 a 9h15 horas de sono