activa

s

Perfil

Filhos

Harry Potter faz 20 anos

Está crescido, o rapaz feiticeiro: foi há 20 anos que se publicou o primeiro livro da saga de Hogwarts.

Pode parecer incrível, mas - diz a 'lenda' - o primeiro livro da saga foi rejeitado por 12 editoras inglesas antes de ser finalmente publicado (era grande e complicado demais para as crianças, alegavam). A autora, J.K.Rowling, era na altura uma desconhecida ex-professora e desempregada, que escrevia em cafés de Edimburgo porque não tinha dinheiro para ar condicionado, enquando a filha bebé dormia.

20 anos depois, J.K. Rowling é a terceira pessoa mais bem paga do mundo, segundo a Forbes, e há poucas crianças que nunca tenham ouvido falar de Harry, o menino-feiticeiro.

O segredo do livro não é difícil de explicar: a saga de Harry Potter leva os leitores num mundo sem telemóveis nem computadores, numa história pensada ao pormenor onde os enredos clássicos de colégios inlgeses se misturam com a mitologia de várias culturas num percurso cada vez mais alucinante, onde os 'muggles' (pessoas sem poderes) se misturam com os feiticeiros.

Como é que a data vai ser celebrada? A Editorial Presença associa-se às várias celebrações numa iniciativa conjunta com a FNAC, que partilha um vídeo com uma receita 'mágica'. A primeira edição em Portugal data de 19 de outubro de 1999, e segundo a Presença há algumas surpresas reservadas para os 20 anos em português.

https://www.youtube.com/watch?v=LZN1RIVBji4

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!