iStock-892876302.jpg

kupicoo

*artigo publicado originalmente na revista ACTIVA de março de 2018

Uma criança em lágrimas é levada para um canto, onde fica o equivalente em minutos à sua idade ‘a pensar no que fez’. O método é usado por pais e educadores, mas nem todos. “Nunca usei o ‘cantinho’ porque não me parecia que resolvesse nada. Pôr uma criança sentada a ‘pensar no que fez’ alguma vez faz com que ela resolva emendar-se?” Maria Marques, 43 anos, mãe do Manuel, 13, da Marta, 11, e do Martim, 5, é orientadora de ATLs e já teve a sua dose de birras.
“Em primeiro lugar, acho que temos de adequar o nosso comportamento a cada criança. Cada um vem com um ‘chip’ diferente, e nós, pais, reagimos muito a isso.”
E então, alternativas, vamos lá saber. “Dá muito menos trabalho prevenir uma birra do que lidar com ela. Por exemplo: no outro dia, eu sabia que o jantar ia ser peixe. Ora eu não me vou pôr a fazer um pratinho especial ao Martim porque o menino odeia peixe. Então, de manhã, contei-lhe uma grande história ‘Sabes que o Cristiano Ronaldo disse no outro dia que estava estoirado, com os músculos todos rotos, e sabes o que ele fez? Foi comer peixe e ficou logo menos cansado.’ E não é que funcionou?”
Mas também enfrenta os braços-de-ferro: “Se não quer comer, não come. É mais provável que eles não queiram comer se virem que nos chateiam, que têm poder sobre nós. Portanto, eu não lhes dou esse poder.”
Terceiro mandamento: ir com calma. “Às vezes tenho dificuldade nisto, porque sou hiperativa. Mas é como tudo: também se treina. Por exemplo, antes de ele ir tomar banho, aviso com 5 minutos de antecedência. E depois digo ‘Martim, banho’. Não agarro, não lhe toco, não o tiro do sofá.”

Dê o tom

Quarto mandamento: o tom. “Uma voz agressiva, ativa imediatamente o chip do ‘não faças o que ela quer’”, nota Maria Marques. “Por isso ligo o tom-autoridade, que é diferente do agressivo, não é uma ordem nem um pedido, é só dizer o que quero.”
Aliás, não gosta de ordens. “Explico tudo. Uma vez levei a minha filha à psicóloga e ela disse-me ‘Mas não tem de explicar tudo. Às vezes também pode ser só porque a mãe quer’. E às vezes digo isso. Mas não é o meu estilo. Acho que há miúdos que passam a vida a ouvir ordens e às tantas entram em curto-circuito.”
Mas claro que às vezes até com as mães mais preparadas as coisas se descontrolam. Aí… passa a ‘batata quente’: “O meu marido é muito bom em casos de stresse, porque leva tudo para a palhaçada. Vai ter com o birrento, rebola-o na cama, faz-lhe cócegas, grita ‘ahhhhh, está o Homem da Espuma na casa de banho, anda lá vê-lo’, pega-lhe às cavalitas, e já está o Martim às gargalhadas. O humor funciona muito bem. Eu stresso muito e às vezes passo-me. Claro que já lhes pedi desculpa, afinal é isso que eu quero que eles aprendam. Outras vezes, sou sincera: ‘Hoje a mãe está muito cansada, desculpem-me e tenham paciência’.”
Quinto mandamento: explicar o que se quer. “Nunca usei a expressão ‘portar bem ou mal’. Sou objetiva, digo o que espero deles: que não andem a correr, a gritar, que me peçam qualquer coisa antes de fazer, que não batam, não gritem, etc. Ainda hoje ouço miúdos a dizer ‘porto-me mal’ e eu digo ‘mas fazes o quê’, e eles, ‘não sei’.”

Defesa legítima

“Na minha opinião, quando os pais se passam são eles que precisam de ir para o banquinho”, ri a psicóloga Alexandra Barros. Desvaloriza a birra como fazendo parte do comportamento da criança: “Não só não são nada de anormal como são uma atitude bastante saudável: significam que a criança sabe defender-se e que vai saber defender–se no futuro. Fico muito mais preocupada com aquelas crianças de quem os pais dizem ‘nunca deu trabalho nenhum’. Porque uma birra é um sistema de autoproteção: uma criança que faz uma birra é uma criança resistente, assertiva, que sabe defender-se. Claro que depois cabe-nos a nós, adultos, determinar até que ponto é que nos vai dizer não. Importa é ensiná-la a controlar-se sem a tornar submissa.”
O problema é que muitas vezes os pais reagem a uma birra com outra birra. “Os pais estão cansados e frustrados, e quando sentem o seu poder posto em causa têm muita necessidade de se afirmarem. Mas fazem-no de forma desorganizada e dando poder à criança, numa altura em que ela está a ensaiar a sua própria agressividade e vai esticar-se até onde pode. A desorganização do adulto só aumenta a desorganização da criança, e depois queremos chamá-la à lógica numa altura em que ela já não é capaz de fazer isso, o que a enerva ainda mais.”

iStock-671550886.jpg

Juanmonino

Relação à prova de birra


Como desativar o processo: “Às vezes, basta mudar a forma como falamos. Por exemplo, em vez de ordenar ‘Arruma as tuas coisas’ em tom ríspido, podemos dizer ‘Ajudas-me aqui a arrumar?” Se tudo se descontrolar, pode dizer ‘Estamos os dois zangados, por isso agora vamos acalmar-nos e depois tornamos a falar’. Isto não é ‘o banquinho’. Cada um vai respirar para seu lado. E é quando os dois já acalmaram que pode conversar sobre o que aconteceu.”
Coisas que ajudam: haver uma rotina estabelecida porque se torna mais fácil eles saberem o que têm de fazer e quando. Dar recompensas pode ajudar, mas não como ‘chantagem’. E mais do que a recompensa, o elogio. “Tendemos a desvalorizá-lo, mas experimente: é muito efetivo”, explica Alexandra Barros. “‘Estou tão contente contigo, estás tão mais calmo’. A valorização é muitíssimo importante, mas nós ainda temos imensa dificuldade em fazer isso.” Há crianças mais sensíveis, e quando recebem sempre feedback negativo é isso que interiorizam.”
E depois da birra o adulto deve perdoar. “Quando a criança pede desculpa, não deve dizer ‘estou zangada contigo’. A criança, o adulto e a sua relação de afeto devem sair inteiros da birra.”

Com os pais é pior


Andreia Vidal é educadora, coautora do livro ‘À descoberta do seu bebé’ e também é adepta da calma na tempestade, principalmente com a filha de 4 anos: “Se uma criança faz birra, começo sempre por baixar-me ao nível dela e desvalorizar a birra. Se retribuímos em intensidade de emoção, a birra escala. Se ela não se acalmar, digo ‘Vais um bocadinho para o teu quarto e depois de te acalmares nós conversamos’. Mas não lhe digo em tom de ordem, digo-lhe na voz mais doce que consigo. Ela fica lá a gritar uns tempos e depois volta. Se virem que não estamos muito preocupados com o que eles estão a fazer, desativam. Porque a birra é uma chantagem, alimenta-se da nossa atenção. Por isso é que eles a fazem em situações cruciais: o banho, a comida.”
O que costuma funcionar: a brincadeira. “Por exemplo, quando chego a casa, venho exausta, por isso não faço coisas que sei que vão desencadear um comportamento opositor. Levo pela brincadeira, digo ‘As princesas não têm o cabelo sujo. E a tua Barbie está ali a pedir para ir tomar banho. Vamos todas?’ Com a comida, a mesma coisa ‘Não comes as ervilhas? Vão ficar tristes!’”
Na escola, é raríssimo as crianças fazerem birras: “Eles veem a educadora como a autoridade e a nossa postura é mais firme.”
Porque é que os pais estão tão perdidos? “Porque hoje em dia parece que não se pode fazer nada. Não se pode levantar a voz, levantar a mão, as pessoas ficam ali sem saber o que fazer, e os miúdos aproveitam-se disso. A maioria das crianças levanta a mão aos pais, e eles deixam. Isto é inadmissível. Tem de se agarrar na mão e não admitir. Claro que eles choram. Mas tem de ser. E a pessoa passa-se, mas não deve martirizar-se por causa disso. Tenho a certeza de que os meus pais gritaram comigo, e eu não me lembro.”

iStock-1010659724.jpg

DEAN HINDMARCH

Amas, sim ou não?

Não concordo com uma ama”, defende a educadora Andreia Vidal. “Num infantário, toda a gente teve 5 anos de curso, onde aprenderam a fazer o seu trabalho, e as atividades não são só para passar o tempo, tudo tem uma intenção pedagógica, e nas amas isso não acontece. Claro que pode haver quem se esforce imenso, mas não estão a trabalhar as competências como num jardim de infância. Há um ambiente familiar, mas muitos espaços não estão adaptados às necessidades deles. Até aos 2 anos, se puderem ficar com os avós é melhor. Não sendo possível esta situação, acho que devem estar num sítio com pessoas que foram formadas para estarem com eles.”
Segundo a psicóloga Rita Castanheira Alves, autora do livro ‘A psicóloga dos miúdos’, cada caso é um caso. “Nem sempre uma avó ou ama têm vantagens em relação à creche nem vice-versa, depende de quem falamos, do contexto que falamos, da família, da criança. Não faz sentido decidir universalmente sem considerar o que cada família e criança precisam. Mas adiar a ida para o infantário muito após os 3 anos poderá dificultar a adaptação pela fase de desenvolvimento da criança, e poderá diminuir as oportunidades de estimulação social que a educação pré-escolar proporciona. No entanto, tudo depende dos contextos em que a criança está inserida.”

4 ideias para escolher uma ama

Se já decidiu por uma ama, estes passos podem ser uma ajuda.
1. Peça referências… A pais de outras crianças, por exemplo. Se souber ao que vai, melhor.


2. Observe a pessoa Mas não confie demasiado na intuição: nem tudo o que parece é. Ouça a maneira como ela fala de outras crianças.


3. Observe a casa dela. O espaço parece-lhe seguro? Limpo? Alegre?


4. Pergunte-lhe como reagiria em situações de stresse
Como lidaria com uma birra, por exemplo?

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

"O prazo para fazer uma colonoscopia é de 6 a 12 meses. Assim, não vamos a tempo de salvar vidas"

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Em “Senhora do Mar”: Judite conhece Manuel e denuncia farsa de Joana

Em “Senhora do Mar”: Judite conhece Manuel e denuncia farsa de Joana

Daniela Ventura denuncia guerra com os sete irmãos: “Pedi-lhes ajuda e não me ajudaram”

Daniela Ventura denuncia guerra com os sete irmãos: “Pedi-lhes ajuda e não me ajudaram”

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

Lá fora, a vida a acontecer

Lá fora, a vida a acontecer

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

Celebridades vestem-se a rigor para o desfile pré-outono 2024 da Dior, em Nova Iorque

Celebridades vestem-se a rigor para o desfile pré-outono 2024 da Dior, em Nova Iorque

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

Quiz VISÃO Se7e: 10 perguntas para testar a sua cultura geral

Quiz VISÃO Se7e: 10 perguntas para testar a sua cultura geral

10 estratégias para fazer novos amigos (quando se é adulto)

10 estratégias para fazer novos amigos (quando se é adulto)

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Sony A6700 em teste: Vídeo cinemático

Sony A6700 em teste: Vídeo cinemático

Musk confirma: Tesla vai apresentar robotáxi em agosto

Musk confirma: Tesla vai apresentar robotáxi em agosto

A VISÃO Se7e desta semana - edição 1624

A VISÃO Se7e desta semana - edição 1624

Xiaomi 14: Desempenho de topo

Xiaomi 14: Desempenho de topo

EXCLUSIVO: “Big Brother” - Catarina Miranda deixou um namorado cá fora e tem uma relação tensa com a mãe

EXCLUSIVO: “Big Brother” - Catarina Miranda deixou um namorado cá fora e tem uma relação tensa com a mãe

Famosos reúnem-se na antestreia do filme

Famosos reúnem-se na antestreia do filme "Revolução (Sem) Sangue"

Tesla introduz Model Y Long Range Tração traseira em Portugal

Tesla introduz Model Y Long Range Tração traseira em Portugal

A gestão aos gestores

A gestão aos gestores

Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (não confundir com TPM):  Um distúrbio pouco falado e que é uma reação grave do cérebro

Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (não confundir com TPM): Um distúrbio pouco falado e que é uma reação grave do cérebro

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

"The Sympathizer": A nova minissérie que repensa a Guerra do Vietname

Philippe e Mathilde da Bélgica oferecem jantar de gala aos grão-duques Henri e Maria Teresa do Luxemburgo

Philippe e Mathilde da Bélgica oferecem jantar de gala aos grão-duques Henri e Maria Teresa do Luxemburgo

Montenegro apela à contenção de Israel e admite sanções ao Irão sem exacerbar violência

Montenegro apela à contenção de Israel e admite sanções ao Irão sem exacerbar violência

Inspire-se no

Inspire-se no "look" de Maria Cerqueira Gomes

MNE e homólogos da UE reúnem-se hoje para discutir escalada

MNE e homólogos da UE reúnem-se hoje para discutir escalada "sem precedentes" no Médio Oriente

Tesla despede mais de 14 mil trabalhadores

Tesla despede mais de 14 mil trabalhadores

Ministra avalia dificuldades na aquisição de vacinas pelas Unidades Locais de Saúde

Ministra avalia dificuldades na aquisição de vacinas pelas Unidades Locais de Saúde

PM e presidente do Conselho Europeu encontram-se na quarta-feira de tarde

PM e presidente do Conselho Europeu encontram-se na quarta-feira de tarde

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

Fed e BCE em direções opostas?

Fed e BCE em direções opostas?

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

As Revoluções Francesas na VISÃO História

As Revoluções Francesas na VISÃO História

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Quinze ruturas de vacinas notificadas ao Infarmed nos últimos três anos

Quinze ruturas de vacinas notificadas ao Infarmed nos últimos três anos

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

IPO do Porto vai criar Conselho Consultivo do Doente

IPO do Porto vai criar Conselho Consultivo do Doente

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

A tua VISÃO Júnior de abril vale um bilhete para a Jumpyard!

A tua VISÃO Júnior de abril vale um bilhete para a Jumpyard!

XPENG: mais uma marca chinesa que chega a Portugal

XPENG: mais uma marca chinesa que chega a Portugal

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites