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O jardim encantado de João Melo Costa apresentado em Londres

Pelo segundo ano consecutivo o designer apresentou as suas propostas para a primavera/verão na Fashion Scout , uma plataforma caça talentos que tens sido responsável pelo lançamento de uma geração de criadores de moda. 

Rosália Costa

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“We have plans” é o título da coleção apresentada por João Melo Costa em Londres. O designer fez desfilar um jardim encantado, com propostas românticas para a próxima estação. A delicadeza está nos próprios materiais usados, como a seda e o chiffon, e no trabalho manual, com pele termocolada em casacos de linho que criam o efeito dos estampados. Ao mesmo tempo, cada coordenado atrai as atenções pelas cores vivas, com o contraste do verde, branco e preto e a mistura de tons como o laranja, o rosa e o roxo.

A inspiração para esta coleção teve a base em dois verbos: planear e plantar. "A coleção parte da ideia de planear a vida e fazer uma plantação. Inicialmente começamos com as folhinhas para perceber o estado atual da terra, o que representa a introspeção que é necessária quando estamos a planear a vida. Na segunda fase, limpamos o terreno e afastamos  os pássaros que picaram a plantação. Por outro lado, afastamos os problemas que não nos deixam crescer”, explica o criador.

Mas o jardim plantado por João Melo Costa para a próxima estação tem ainda outra caracteristica especial. "O que acho interessante é as peças cheiram bem, por causa das folhas. Mais do que a roupa normal,  esta coleção tem algo mais especial. Tem uma história e cheiro. Há aqui uma característica nova.", disse o designer depois do desfile. Enquanto explica não resistimos a cheirar as peças e a apreciar cada detalhe dos coordenados construídos com muito trabalho manual. 

Esta não foi a primeira vez de João Melo Costa na Fashion Scout e, tal como na sua coleção, o conceito de crescimento também já é visível na evolução da sua própria carreira." Achei que era a altura para fazer esta reflexão e um plano de futuro . Estou numa fase em que preciso de forma mais planear o futuro e que por isso,  fazia sentido fazer algo relacionado com isso", explicou.

O futuro, segundo o próprio, passa por "continuar o processo de internacionalização, solidificar a imagem de marca, o próprio markting da marca e planear o sistema de vendas". Um caminho que já está ser traçado, com a presença em feiras em Paris e em Londres onde tem a oportunidade de divulgar a marca. No seu currículo também consta a participação, com o apoio do Portugal Fashion, na iniciativa Internacional Fashion Showcase onde viu o seu coordenado selecionado para uma exposição comemorativa do 80º aniversário do British Council, que foi visitada por várias personalidades, entre as quais o príncipe Charles. Mais uma semente que deu frutos no trabalho do emergente João Melo Costa. 

 

 

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